No fim do ano passado (mais precisamente no dia 16 de novembro), pouco tempo após o Oxygen sair em alguns sites, resolvi mandar um e-mail pro pessoal que tava por trás dele e... não é que me responderam bem rápido? Em português! Um dos 3 caras por trás do novo visual pro KDE 4 é o gente finíssima David Vignoni, que topou ir pro FISL em Porto Alegre pra falar sobre o projeto gráfico que estão bolando e junto com o Nuno Pinheiro e o Kenneth Wimer, respondeu já naquela época sobre o que seria o Oxygen.
O problema é que isso foi há mais de 6 meses e me atrasei demais pra publicar isso... porque 1. eu tentei fazer publicarem tudo na Linux Magazine e infelizmente fui enrolado ou ignorado 4 vezes e 2. eu realmente me esqueci da coisa toda... então o que sobra são 5 milhões e quatrocentos mil desculpas ao David e outras centenas de "sinto muito", por também ter enrolado ele :-(
De qualquer forma, aí vai tudo de uma vez:
Começando com o básico: como é feito todo o trabalho no KDE-Artists? Usabilidade de desktops e experiências de uso por leigos parecem bastante populares ultimamente... quero dizer, os projetos do KDE relacionado a isso. Appeal, Plasma, Oxygen... algum outro?
Kenneth: para colaborar temos uma lista de discussão excelente, a
kde-artists, onde todos são encorajados a contribuir e compartilhar
idéias, assim como oferecer ajuda e propostas. Outro meio utilizado
pela comunidade é o portal www.kde-artists.org, aonde se encontra um
fórum para o Oxygen, Plasma e arte no KDE em geral. Fora isso, temos
os esforços do projeto Appeal e Plasma, mais orientados para inovações
técnicas, e que guiam um caminho para o futuro
Nuno: além dos aspectos tecnológicos e artísticos, a comunidade
artística também é representada no grupo de trabalho de KDE-HCI que tem
como um dos seus objetivos melhorar coordenação e comunicação dentro
das várias comunidades HCI assim como em outros grupos do KDE. Neste
grupo de trabalho é onde arte e usabilidade mais se encontram, sendo
Kenneth e David integrantes deste grupo, eles desfrutam das opiniões
dos especialistas de usabilidade para testar os ícones e novas idéias de
interatividade com ícones. A interatividade se torna possível graças a
capacidade de animar desenhos SVG.
David: na primeira fase do projeto Oxygen estamos criando uma versão beta do tema que, com a cooperação dos grupos referidos pelo Nuno e pelo Kenneth acima, serão a base para o tema final que esperamos que seja incluído no KDE como tema padrão (isso ainda não foi decidido). Como todos os projetos, agora estamos fazemos as diretrizes artísticas e regras básicas para o tema e, por isso, neste momento contribuições externas diretas estão em um nível mais teórico; quando aprontarmos a versão final, vamos fornecer as guidelines oficiais para desenvolver ícones Oxygen, tutoriais e templates, para incentivar os artistas a colaborar [na verdade, como pode-se ver no fim do post, já existe trabalho real sendo feito e aberto para colaboração].
Algumas rápidas: por que mudar os ícones padrão Crystal pelo Oxygen? Quais são as vantagens? Como o Oxygen é feito e quão completa a mudança gráfica dele será? Falo das features por trás dos ícones SVG, vetoriais, e se ele será um set transitório como o Crystal foi bem no seu início.
David: o Oxygen tenta ter um visual coerente, mas cada tipo de ícone tem o seu próprio subconjunto de regras que melhora a sua usabilidade. Trabalhamos nestas regras com o grupo de trabalho HCI, e peritos de usabilidade e acessibilidade. Além disso, regras básicas de marketing sugerem que para a passagem da versão 3 para 4 do KDE, um novo visual é muito importante. Por isso também queremos fazer nossa parte no sucesso do KDE criando um tema bonito, usável, completo, inovador, puxando a qualidade dos ícones a um nível que nunca tenha sido visto num projeto open source. Por falar nisso, o tema será 100% open source; quero dizer, os ícones serão distribuídos no formato SVG, que é um formato vetorial que pode ser modificado com qualquer ferramenta de ilustração vetorial como Inkscape, Karbon, Illustrator ou Corel Draw. Não vai ter o problema da falta do "código" dos ícones como aconteceu com o Crystal [tema desenvolvido pelo brasileiro Everaldo Coelho], pois o ícone SVG é ao mesmo tempo "código" de si mesmo.
Os ícones Oxygen estão sendo desenhados com ferramentas diferentes. Eu trabalho com sistema Macintosh, um Powerbook 17'' conectado a uma tela Cinema Display de 23'', e utilizo Illustrator CS2. Quando termino um ícone, exporto em formato SVG e testo com a ultima versão SVN do motor de rendering KSVG integrado no Konqueror, e sempre testo no Inkscape, pois sei que a maioria utilizará esta ferramenta.
Nuno: a equipe Oxygen está em estreito contato com outros grupos que estão desenvolvendo o KDE 4. Os nossos planos pretendem reduzir ao máximo os problemas na etapa transitória. Esperamos que ao fornecer um bom conjunto de regras fundamentais para cada tipo de ícone e adicionando a valiosa participação da comunidade, esperamos poder reduzir grandemente o tempo necessário pra sua conclusão. Eu trabalho mais que tudo nos actions, e utilizo o Inkscape, no meu computador com distribuição Mandriva Linux [algum tempo atrás o Nuno lançou um pacote com mais de 800 Ìcones actions - aqueles que ficam em barras de ferramentas - no site kde-look.org]
Recentemente o projeto Tango sobre interfaces foi lançado e parece ter algumas metas comuns ao Appeal e Oxygen, certo? Que tal trabalhar em conjunto com eles?
Kenneth: estamos em total acordo com as especificações para temas de ícones que estão sendo feitas no freedesktop.org. O Tango desfruta e ajuda o trabalho do freedesktop.org. O Oxygen será 100% compatível e nós estamos muito interessados em promover o desenvolvimento de metáforas comuns para ícones em desktops Linux (também através do freedesktop.org).
Quando teremos alguma idéia de todas essas coisas juntas? Já existe alguma decisão saída das reuniões do projeto Appeal que foram aplicadas em alguma parte do KDE?
Kenneth: toda informação e anúncios concernentes ao Oxygen aparecerão primeiro no site oficial, além dos sites do KDE como o dot.kde.org, kde-artists.org e kde-look.org e nas listas de discussão também. Oxygen e Plasma são os primeiros resultados dos encontros do Appeal. Para screenshots do KDE 4 ainda é muito cedo [apesar de estar prometido para outubro um preview técnico, provavelmente bem instável e incompleto], os desenvolvedores ainda estão aprontando a saída do KDE 3.5.x, a ultima versão antes da 4.0 prevista para o fim de 2006.
Nuno: Só queria adicionar que nós também ofereceremos downloads do tema logo que estes se tornem disponíveis, não só para Linux, mas provavelmente para Windows e Macintosh também.
Que tipo de integração haverá entre o Oxygen, o Plasma e o projeto Appeal na próxima grande versão do KDE?
David: o projeto Appeal patrocina a inovação do desktop KDE e, como tal, seus efeitos são já notáveis nos projetos Plasma e Oxygen. Os frutos de nosso trabalho serão muito mais visíveis na época de release do KDE 4.
Kenneth: muitos dos novos grupos e projetos que estão se formando no KDE são inter-relacionados e para isso apóiam-se para ajudar a promover as metas do KDE.
Nuno, como o Oxygen se encaixa no mundo OpenOffice, uma vez que você é o cara que mantém a compatibilidade visual dele com o KDE, não? Ele será estendido para aplicativos não-KDE como foi feito com o Crystal?
Nuno: o Oxygen será um tema o mais completo possível, e fazer isto, eu sei, é uma tarefa enorme. Por exemplo, só aplicações como KOffice ou OpenOffice têm centenas de ícones. Porém posso garantir que os ícones para OpenOffice, Firefox, Thunderbird e outros, serão feitos (ou pelo menos adaptados), mas chegarão em seguida. A prioridade é ter os ícones do KDE prontos.
Os ícones Nuvola do David são extremamente populares e parecem ter inspirado o Oxygen um pouco. Quais são as outras inspirações para o conceito visual (e bastante fotográfico) do Oxygen?
David: trabalhei por mais de um ano e vários meses no Nuvola, melhorando sempre o estilo até chegar a versão 1.0 do tema; fiz muitos trabalhos por encomenda que exigiam o mesmo estilo, e desde então não é difícil acreditar que esta experiência pôde influenciar meu trabalho no Oxygen. Mas mesmo assim eu quis mudar e peguei como maior influência o estilo Aqua do OSX. Quis tentar ter ilustrações mais fotorealísticas encontrando uma simbologia simples, criando assim uma idéia diferente mesmo usando como base um estilo já bem conhecido. Eu acho que essa combinação é muito mas usável e tem algo de muito elegante. As folhas dos mimetypes com uma aba abaixo a direita tenta ser uma herança do tema atual, também, porque os usuários do KDE já sentem-se confortáveis com isto e o entendem. Pelo mesmo motivo a pasta padrão provavelmente continuará sendo azul.
Como pessoas de fora podem se juntar ao projeto e começar a ajudar em tantas frentes? Já que falantes de português tem estado na parte gráfica do KDE por tantos anos, um monte de designers daqui poderiam se interessar por isso :-)
David: até agora nós trabalhamos principalmente nas bases de Oxygen, nas especificações e idéias simples para interação e animações. Anunciar o website foi a nossa forma de dizer "Mundo, aqui estamos! Venham e peguem enquanto estiver quente".
Nuno: nós definitivamente queremos que outros contribuam e ajudem a fazer do Oxygen o melhor tema jamais visto. Planejamos usar um repositório aberto assim como o SVN do KDE para desenvolver o tema de ícones e outros aspectos relacionados [vide o fim desse post].
David: se der tempo na entrevista, eu gostaria muito de mandar, daqui da Itália, um grande abraço para minha parte brasileira da família, que se encontra em Caruaru (PE) e Franca (SP)!
Atualmente o Thomas Lübking (autor do famoso tema Baghira pro KDE, que imita com perfeição absurda o visual do MacOSX) se juntou ao grupo acima e está trabalhando na nova decoração de janela e no estilo de widgets do KDE 4. Quem quiser dar uma olhada no que andam commitando no SVN já, basta fazer o checkout com o comando:
svn co svn://anonsvn.kde.org/home/kde/trunk/playground/artwork/Oxygen/
And now for something completely different... alguns screenshots :-) Oxygen KDE 4 MimeTypes, FileSystems, Devices, Applications e Actions.