entrevista: kde-artists

11 de junho de 2006

No fim do ano passado (mais precisamente no dia 16 de novembro), pouco tempo após o Oxygen sair em alguns sites, resolvi mandar um e-mail pro pessoal que tava por trás dele e... não é que me responderam bem rápido? Em português! Um dos 3 caras por trás do novo visual pro KDE 4 é o gente finíssima David Vignoni, que topou ir pro FISL em Porto Alegre pra falar sobre o projeto gráfico que estão bolando e junto com o Nuno Pinheiro e o Kenneth Wimer, respondeu já naquela época sobre o que seria o Oxygen.

O problema é que isso foi há mais de 6 meses e me atrasei demais pra publicar isso... porque 1. eu tentei fazer publicarem tudo na Linux Magazine e infelizmente fui enrolado ou ignorado 4 vezes e 2. eu realmente me esqueci da coisa toda... então o que sobra são 5 milhões e quatrocentos mil desculpas ao David e outras centenas de "sinto muito", por também ter enrolado ele :-(

De qualquer forma, aí vai tudo de uma vez:

linebreaker

Começando com o básico: como é feito todo o trabalho no KDE-Artists? Usabilidade de desktops e experiências de uso por leigos parecem bastante populares ultimamente... quero dizer, os projetos do KDE relacionado a isso. Appeal, Plasma, Oxygen... algum outro?

Kenneth: para colaborar temos uma lista de discussão excelente,‭ ‬a kde-artists,‭ ‬onde todos são encorajados a ‬contribuir e compartilhar idéias,‭ ‬assim como oferecer ajuda e propostas.‭ ‬Outro meio utilizado pela comunidade é o portal www.kde-artists.org,‭ ‬aonde se encontra um fórum para o Oxygen,‭ ‬Plasma e arte no KDE em geral.‭ ‬Fora isso, temos os esforços do projeto Appeal e Plasma,‭ ‬mais orientados para inovações técnicas,‭ ‬e que guiam um caminho para o futuro

Nuno: além dos aspectos tecnológicos e artísticos,‭ ‬a comunidade artística também é representada no grupo de trabalho de KDE-HCI que tem como um dos seus‭ objetivos melhorar coordenação e comunicação dentro das várias comunidades‭ HCI assim como em outros grupos do KDE.‭ ‬Neste grupo de trabalho é onde arte e usabilidade mais se encontram,‭ ‬sendo Kenneth e David integrantes deste grupo,‭ ‬eles desfrutam das opiniões dos especialistas de usabilidade para testar os ícones e novas idéias de interatividade com ícones.‭ ‬A interatividade se torna possível graças a capacidade de animar desenhos SVG.

David: na primeira fase do projeto Oxygen estamos criando uma versão beta do tema que,‭ ‬com a cooperação dos grupos referidos pelo Nuno e pelo Kenneth acima,‭ ‬serão a base para o tema final que esperamos que seja ‬incluído no KDE como tema padrão‭ (‬isso ainda não foi decidido‭)‬.‭ ‬Como todos os projetos,‭ ‬agora estamos fazemos as diretrizes artísticas e regras básicas para o tema e, por isso, neste momento contribuições externas diretas estão em um nível mais teórico; ‬quando aprontarmos a versão final,‭ ‬vamos fornecer as guidelines oficiais para desenvolver ícones Oxygen,‭ ‬tutoriais e templates,‭ ‬para incentivar os artistas a colaborar [na verdade, como pode-se ver no fim do post, já existe trabalho real sendo feito e aberto para colaboração].

Algumas rápidas: por que mudar os ícones padrão Crystal pelo Oxygen? Quais são as vantagens? Como o Oxygen é feito e quão completa a mudança gráfica dele será? Falo das features por trás dos ícones SVG, vetoriais, e se ele será um set transitório como o Crystal foi bem no seu início.

David: o Oxygen tenta ter um visual coerente,‭ ‬mas cada tipo de ícone tem o seu próprio subconjunto de regras que melhora a sua usabilidade.‭ ‬Trabalhamos nestas regras com o grupo de trabalho HCI,‭ ‬e peritos de usabilidade e acessibilidade.‭ ‬Além disso,‭ ‬regras básicas de marketing sugerem que para a passagem da versão‭ ‬3 para‭ ‬4‭ ‬do KDE, um novo visual é muito importante.‭ ‬Por isso também queremos fazer nossa parte no sucesso do KDE criando um tema bonito,‭ ‬usável,‭ ‬completo,‭ ‬inovador,‭ ‬puxando a qualidade dos ícones a um nível que nunca tenha sido visto num projeto open source.‭ ‬Por falar nisso,‭ ‬o tema ser‭á ‬100%‭ ‬open source; ‬quero dizer,‭ ‬os ícones serão distribuídos no formato SVG,‭ ‬que é um formato vetorial que pode ser modificado com qualquer ferramenta de ilustração vetorial ‬como Inkscape,‭ ‬Karbon,‭ ‬Illustrator ou Corel Draw. Não vai ter o problema da falta do‭ "‬código‭" ‬dos ícones como aconteceu com o Crystal‭ [‬tema desenvolvido pelo brasileiro Everaldo Coelho‭]‬,‭ ‬pois o ícone SVG é ao mesmo tempo‭ "‬código‭" ‬de si mesmo.‭

Os ícones Oxygen estão sendo desenhados com ferramentas diferentes.‭ ‬Eu trabalho com sistema Macintosh,‭ ‬um Powerbook‭ ‬17'' ‬conectado a uma tela Cinema Display de‭ ‬23'',‭ ‬e utilizo Illustrator CS2.‭ ‬Quando termino um ícone, exporto em formato SVG e testo com a ultima versão SVN do motor de rendering KSVG integrado no Konqueror, e sempre testo no Inkscape,‭ ‬pois sei que a maioria utilizará ‬esta ferramenta.

Nuno: a equipe Oxygen est‭á ‬em estreito contato com outros grupos que estão desenvolvendo o KDE‭ ‬4.‭ ‬Os nossos planos pretendem reduzir ao máximo os problemas na etapa transitória. Esperamos que ao fornecer um bom conjunto de regras fundamentais para cada tipo de ícone e adicionando a valiosa‭ ‬participação da comunidade,‭ ‬esperamos poder reduzir grandemente o tempo necessário pra sua conclusão.‭ ‬Eu trabalho mais que tudo nos actions,‭ ‬e utilizo o Inkscape,‭ ‬no meu computador com distribuição Mandriva Linux [algum tempo atrás o Nuno lançou um pacote com mais de‭ ‬800‭ ‬Ìcones‭ ‬actions ‬-‭ ‬aqueles que ficam em barras de ferramentas‭ ‬-‭ ‬no site kde-look.org‭]

Recentemente o projeto Tango sobre interfaces foi lançado e parece ter algumas metas comuns ao Appeal e Oxygen, certo? Que tal trabalhar em conjunto com eles?

Kenneth: estamos em total acordo com as especificações para temas de ícones que estão sendo feitas no freedesktop.org.‭ ‬O Tango desfruta e ajuda o trabalho do freedesktop.org.‭ ‬O Oxygen será ‬100%‭ ‬compatível e nós estamos muito interessados em promover o desenvolvimento de metáforas comuns para ícones em desktops Linux‭ (‬também através do freedesktop.org‭)‬.‭

Quando teremos alguma idéia de todas essas coisas juntas? Já existe alguma decisão saída das reuniões do projeto Appeal que foram aplicadas em alguma parte do KDE?

Kenneth: toda informação e anúncios concernentes ao Oxygen aparecerão primeiro no site oficial, ‭além dos sites do KDE como o dot.kde.org,‭ ‬kde-artists.org e kde-look.org e nas listas de discussão também.‭ ‬Oxygen e Plasma são os primeiros resultados dos encontros do Appeal.‭ ‬Para screenshots do KDE‭ ‬4‭ ‬ainda é muito cedo [apesar de estar prometido para outubro um preview técnico, provavelmente bem instável e incompleto],‭ ‬os desenvolvedores ainda estão aprontando a saída do KDE‭ ‬3.5.x,‭ ‬a ultima versão antes da‭ ‬4.0‭ ‬prevista para o fim de‭ ‬2006.

Nuno: Só queria adicionar que nós também ofereceremos downloads do tema logo que estes se tornem disponíveis,‭ ‬não só para Linux,‭ ‬mas provavelmente para Windows e Macintosh também.‭

Que tipo de integração haverá entre o Oxygen, o Plasma e o projeto Appeal na próxima grande versão do KDE?

David: o projeto Appeal patrocina a inovação do desktop KDE ‬e, como tal, seus efeitos são j‭á ‬notáveis nos projetos Plasma e Oxygen.‭ ‬Os frutos de nosso trabalho serão muito mais visíveis na época de release do KDE‭ ‬4.‭

Kenneth: muitos dos novos grupos e projetos que estão se formando no KDE são inter-relacionados e para isso apóiam-se para ajudar a promover as metas do KDE.

Nuno, como o Oxygen se encaixa no mundo OpenOffice, uma vez que você é o cara que mantém a compatibilidade visual dele com o KDE, não? Ele será estendido para aplicativos não-KDE como foi feito com o Crystal?

Nuno: o Oxygen ser‭á ‬um tema o mais completo possível, e ‬fazer isto,‭ ‬eu sei,‭ ‬é uma tarefa enorme.‭ ‬Por exemplo,‭ ‬só aplicações como KOffice ou OpenOffice têm centenas de ícones.‭ ‬Porém posso garantir que os ícones para OpenOffice,‭ Firefox,‭ Thunderbird e outros, serão feitos‭ (‬ou pelo menos adaptados‭)‬,‭ ‬mas chegarão em seguida. A prioridade é ter os ícones do KDE prontos.

Os ícones Nuvola do David são extremamente populares e parecem ter inspirado o Oxygen um pouco. Quais são as outras inspirações para o conceito visual (e bastante fotográfico) do Oxygen?

David: trabalhei por mais de um ano e vários meses no Nuvola,‭ ‬melhorando sempre o estilo até chegar a versão‭ ‬1.0‭ ‬do tema;‭ ‬fiz muitos trabalhos por encomenda que exigiam o mesmo estilo,‭ ‬e desde então não é difícil acreditar que esta experiência pôde influenciar meu trabalho no Oxygen.‭ ‬Mas mesmo assim eu quis mudar e peguei como maior influência o estilo Aqua do OSX.‭ ‬Quis tentar ter ilustrações mais‭ ‬fotorealísticas encontrando uma simbologia simples,‭ ‬criando assim uma idéia diferente mesmo usando como base um estilo já ‬bem conhecido.‭ ‬Eu acho que essa combinação é muito mas usável e tem algo de muito elegante.‭ ‬As folhas dos mimetypes com uma aba abaixo a direita tenta ser uma herança do tema atual,‭ ‬também,‭ ‬porque os usuários do KDE já ‬sentem-se confortáveis com isto e o entendem.‭ ‬Pelo mesmo motivo a pasta padrão provavelmente continuar‭á ‬sendo azul.

Como pessoas de fora podem se juntar ao projeto e começar a ajudar em tantas frentes? Já que falantes de português tem estado na parte gráfica do KDE por tantos anos, um monte de designers daqui poderiam se interessar por isso :-)

David: até agora nós trabalhamos principalmente nas bases de Oxygen,‭ ‬nas especificações e idéias simples para interação e animações.‭ ‬Anunciar o website foi a nossa forma de dizer‭ "Mundo,‭ ‬aqui estamos‭! ‬Venham e peguem enquanto estiver quente‭"‬.

Nuno: nós definitivamente queremos que outros contribuam e ajudem a fazer do Oxygen o ‬melhor tema jamais visto.‭ ‬Planejamos usar um repositório aberto assim como o SVN do KDE para‭ ‬desenvolver o tema de ícones e outros aspectos relacionados [vide o fim desse post].‭

David: se der tempo na entrevista,‭ ‬eu gostaria muito de mandar,‭ ‬daqui da Itália,‭ ‬um grande abraço para minha parte brasileira da família,‭ ‬que se encontra em Caruaru‭ (‬PE‭) ‬e Franca‭ (‬SP‭)!

linebreaker

Atualmente o Thomas Lübking (autor do famoso tema Baghira pro KDE, que imita com perfeição absurda o visual do MacOSX) se juntou ao grupo acima e está trabalhando na nova decoração de janela e no estilo de widgets do KDE 4. Quem quiser dar uma olhada no que andam commitando no SVN já, basta fazer o checkout com o comando:

svn co svn://anonsvn.kde.org/home/kde/trunk/playground/artwork/Oxygen/

And now for something completely different... alguns screenshots :-) Oxygen KDE 4 MimeTypes, FileSystems, Devices, Applications e Actions.

© caio1982