como, onde e o quê?

08 de fevereiro de 2007

Tudo começou com um comentário levemente provocativo (quer dizer, na verdade era uma isca bem óbvia) no Br-Linux, após eu criticar o conteúdo de um post de lá. Eu realmente acredito nas coisas que falei e não vejo mal algum em nenhuma delas, pelo contrário: o bom é inimigo do ótimo, como dizem.

Acontece que o comentário me pareceu ser de alguém que sabe com o que eu trabalho (ou pensa que sabe, naturalmente) e provocou uma discussão qualquer, da qual eu tentei desviar. Isso me lembrou que muitos amigos meus me perguntam com o que eu trabalho e o que eu faço além de coçar o saco. Então como serviço de utilidade pública pra quando eu já tiver direito a um hate site próprio, lá vai... e espero que isso sirva também pra mim, quando eu for atualizar meu currículo e quase não lembrar mais o que eu fazia. Ssshhh! não diga nada sobre marketing pessoal :-)

Eu trabalho desenvolvendo uma plataforma que usa o Asterisk como base principal, afinal é uma plataforma de telefonia. Um PBX IP com gerenciamento via web pra ser mais exato. Eu sou o cara da infraestrutura: cuido do instalador do produto (baseado em Debian), faço automatizações e alterações nele, sou o mantenedor dos pacotes .deb da empresa, criei os scripts de build do produto e lançamento de versões e sou uma metade da dupla que criou e manda no dialplan da plataforma (o plano de discagem que indica tudo que o sistema telefônico irá fazer, from scratch). Além de ser o responsável direto pelo Asterisk no sistema.

Sou um dos caras que serve de interface pros tickets e chamados abertos por clientes e sou o contato pra homologações do produto (pra segunda parte da frase eu diria "infelizmente"). Fico responsável por conversar com os caras do Asterisk pra fechar bugs aleatórios ou acompanhar alguma atividade. Em geral sou o mais frustrado por dar idéias e não ver nenhuma delas ser ao menos analisadas pelos gerentes de TI. Costumo ser a pessoa pra qual todo mundo pergunta alguma coisa sobre o Asterisk ou Debian (o que significa massagem no ego diariamente, grátis). Sou o técnico mais chato e estúpido da empresa, mas gosto disso por preferir pedir desculpas por ser perfeccionista do que ser educadíssimo e escrever código porco. Não, eu não sou programador; a não ser que shell scripting e regex sejam considerados programação. E gasto muito dinheiro sendo PJ.

Não, eu não vendo produto algum em rack de qualquer tipo. E ganho mal pra fazer o que faço. Também gostaria de saber exatamente o que cada amigo meu faz, mas sei que perguntar pra todos daria dor de cabeça e eles estão debaixo de muito mais NDAs do que estou :-)

© caio1982