Essas são algumas lembranças minhas e da Danielle da linha pra New Haven da Metro-North saindo de NY. Fizemos nossa última viagem hoje... mas vamos sentir falta até do ticket caro. As estações da linha abaixo que costumávamos usar eram Fairfield pra embarques e chegadas cedos, Bridgeport pra saídas atrasadas e Stratford (ao lado de Milford no mapa) pra desembarque esporádico.
É longe, mas chega rápido :-)
"Bridgeport's next!"
"Fairfield, Fairfield! Watch the gap!"
"This is the 9:17 train to the Grand Central"
"Ticke... wooonderful"
"Ca-clak, ca-clack, ca-clak"
"Take care of your belongings when you leave the train!"
"Can I take this seat?"
"Thaaaanks"
"Triiiiimmm!"
"Tickets, pleeease!"
Eu não achei que fosse ter saudades de acordar 6 horas da manhã pra pegar um trem, mas acabei ficando. Esse ano a linha da Metro-North de New York saindo do Grand Central Terminal pra New Haven completou 25 anos e víamos todos os dias os mesmos condutores (aquele senhor de cabelos brancos e muito alto certamente vai nos ver de novo), as mesmas propagandas, paisagens e a bandeira de aniversário da linha...
Essa linha é tão famosa e importante pra quem trabalha em NY que o clássico Saturday Night Live (conhecido de quem já viu Sony em TV a cabo) usou ela no cenário do programa, na hora em que os convidados fazem um show musical. Montaram a Grand Central com o painel de horários e paradas da linha pra New Haven, com um dos lustres enormes de lá e a entrada do Oyster Bar junto, bem legal.
Como que alguém pode gostar de uma linha de trem? Talvez porque o caminho é longo mas o trem é rápido, os vagões são confortáveis e limpos (com direito a um bar car), trens expressos direto pra NY a todo momento e cada horário é respeitado religiosamente na saída e chegada em cada uma das 30 estações. Dava até pra ligar pra um amigo e falar o horário combinando o minuto da carona que sempre dava certo.
E é claro: if you see something, say something :-P