como é correr descalço

17 de outubro de 2010

Não sei se isso é bom ou ruim, mas sinto que além de ter entrado numa onda de posts terrivelmente longos eu também tô escrevendo sobre coisas hippies demais e deixando o lado nerd, geek, meio de lado. Mas se é pra entrar no clima aproveita e vai ouvindo a Bongo Song enquanto lê tudo, se tiver paciência :-)

Eu tava atrasando esse post desde o anterior sobre o livro do Jason Robillard, e o principal motivo era eu ter certeza absoluta que é pra valer. De fato, é. Muitos blogs e modernos Barefoot Fulanos - como o BKB e Barefoot Ted - tem um discurso quase espiritual sobre porque correr descalço e tal, até entendo o porque, é difícil você não advogar em favor duma vida com menos sapatos ou tênis depois que percebe que eles são mais um problema do que solução (pra um problema que em teoria não existe).

Depois de correr descalço o Circuito das Estações Adidas

Hoje corri minha segunda corrida oficial, a primeira verdadeiramente descalço; na primeira eu usei meus Vibram Five Fingers por causa do frio forte que tava fazendo e porque não conhecia o lugar. A Danielle foi junto e correu 5km pela primeira vez também, e até onde me consta foi a primeira vez que correu 5km inteiros fora de uma esteira de academia. O engraçado foi ela ter lembrado "mas você cresceu em Tucuruí, morou em Praia Grande" como se eu nunca tivesse tido problema pra andar descalço e, consequentemente, correr.

Realmente, em Tucuruí era normal no alto verão a gente andar sobre as sombras do que tinha na rua, de tão quente que ficava o chão, a rua etc. Era normal ir esquentando os pés aos poucos até ele ficar acostumado. Em Praia Grande eu sempre andei bastante descalço (não tanto quanto em Tucuruí), era até normal queimar os pés pra mim. Não que isso seja certo, queimar o pé não é esperteza nenhuma, mas acaba te acostumando... porém isso não faz ninguém mais preparado ou não pra andar descalço. Cacete, basta ler alguns artigos sobre isso que vai apitar várias sirenas na sua cabeça te dizendo que não evoluíamos pra andar 24h calçados. Trabalhar e estudar calçado é uma coisa, o limite do saudável tá longe disso entretanto.

Mas... se é assim, será que dá pra qualquer um correr descalço? Eu acho que dá, e foi depois de ver ovídeo do Stulzer cobrindo a corrida do Leonardo Liporati na Maratona de Curitiba do ano passado que eu pensei "porra, isso faz todo o sentido!" e comecei a pesquisar sobre isso, porque eu havia começado a correr pra perder peso uma ou duas semanas antes e tava tendo dores horríveis na canela, no peito do pé e joelhos. Joguei meu Nike surrado no fundo do armário e comecei do zero, já que nunca tinha corrido antes na vida, só que descalço. Está pra virar um ano e, agora quase 20kg mais magro, 5km já ficou fácil e vou me preparar pra 10km agora, um dia ainda corro uma maratona com o Leonardo só pela farra, se um dia eu for bom. Descalço, com pé-de-nego como diria o Salem, ou pé-de-mão estilo Æon Flux já que o vão do meu dedão é meio absurdo.

Em 1 ano correndo eu me cortei de verdade só uma vez, de sair um pouco de sangue mesmo. Bolhas só tive uma vez também, quando do alto da minha estupidez decidi correr na hora do almoço durante o verão. Lesão mesmo nunca tive depois de começar a correr descalço, a única vez que fiquei sem poder correr foi depois de estragar o joelho e o pé esquerdo escalando. Fiz merda, perdi 2 meses fazendo alongamentos, massagens etc, paciência. Arranhões, dedos raspados e tal é normal, nem conto como problema devido a correr descalço, não seria muito diferente se fosse de chinelo ou tênis. O número de gente de tênis com dedos doloridos, bolhas e unhas podres é incrivelmente maior... o FAQ do BKB sobre correr descalço responde todas as dúvidas gerais como por que, como, onde e quando.

É até engraçado isso, porque quando comecei a correr descalço, nos meus humildes 1.000 metros no Jardim Botânico, as dores que eu tinha do dia por ter ficado de tênis ou bota simplesmente sumiam. Era relaxante, juro. E é aí que você começa a sentir seu corpo como uma máquina bonita de movimento e não um moedor de carne gigante como algumas pessoas fazem parecer correndo com dor, fazendo careta porque o joelho tá explodindo, gemendo enquanto tenta respirar socando o chão com o calcanhar. É essa parte transcendental que falei que é difícil ignorar, é meio estranho mesmo, não sei explicar. Você entra na onda total.

Aí você tá no meio dos caras correndo uma corrida com inscrição cara pra provar pra si mesmo que não tava maluco, nem que os outros que te influenciaram tavam malucos também. Na minha primeira corrida - Circuito das Estações Adidas - eu fui muito bem, fiz tempo pra ir pra um pelotão mais rápido até, só que usei os VFF e não fui realmente descalço. VFF são fantásticos pra correr em terrenos desconhecidos ou durante frio intenso (que amortece seus pés e isso não é bom) ou durante muito calor (que causa bolhas desnecessárias), mas eles também não tem tanto feedback tátil nem são livres de dores. Foi meio desapontador pelos VFF, mas foi bom pra treinar técnica e postura, que é o que realmente importa entre correr com dor e sem. Na segunda vez - hoje - o trajeto da mesma corrida mudou e sofri mais com as subidas constantes e acabei ficando um pouco mais lento. Mas como fui descalço, com direito a prender o chip de cronometragem usando uma corda no tornozelo e tudo, nessa vez eu fiquei mais que feliz ainda assim, mesmo depois de ouvir um "ai... moço, que penitência!" de uma tia corredora durante a prova. Não achei ninguém mais de VFF ou descalço lá, uma pena, me senti meio isolado já que ninguém fica comparando modelos de pé antes duma corrida.

Eu infelizmente não posso correr com muita frequência por falta absoluta de tempo, mas quando dá tento sempre manter um ritmo mínimo, até pra não perder muito do solado descalço. Só agora 1 ano depois de começar tudo isso que vou me aventurar em distâncias maiores que 5km de uma vez só; durante as eleições esse ano eu corri 8,5km sem parar na praia, como teste preliminar, sobrevivi. Sobre manter ritmo de corrida pra não perder o costume eu não sei dizer, mas comigo não é bom ficar sem andar descalço muito tempo e depois tentar voltar com tudo. Alguns dias de chuva e tênis molhado indo trabalhar já amacia e cozinha a pele demais pra mim, mas... como fico descalço sempre que não estou no trabalho ou faculdade, no máximo com chinelo, tá ótimo! O importante é não esquecer que seu calçado é mais sobre estilo e menos sobre proteção ortopédica. E eu percebi que eu finalmente fiz o switch no meu cérebro sobre correr quando a Danielle perguntou hoje cedo onde estava o tênis dela antes da corrida e olhei pra ela com cara de "mas você vai correr com tênis?" e ela riu.

Depois de correr descalço o http://twittersrun.com.br 2010

Nesse 1 ano descalço já corri em tudo quanto é lugar, muitas vezes até pra testar a teoria: areia batida, areia fofa, grama, sobre pedrinhas, asfalto liso e asfalto velho, cimento, paralelepípedos e terra batida. Na chuva, no sereno, em dias secos, à noite, de manhã, ao meio-dia, no inverno e no verão. Já fui até meio expulso de academia por correr sem tênis nas esteiras. Enfim, o que acaba qualificando um terreno como bom ou ruim pra andar ou correr descalço, dito isso, é quão seco você consegue manter os pés. Ao menos pra mim. Quanto mais seco seus pés estiverem menos problemas você vai ter. Correr na chuva é possível mas não é super agradável, o ideal nesse caso é logo após a chuva parar porque aí vai estar umido mas não molhado. Com o tempo percebi que quando me sujava antes de chegar no ponto de partida eu me saía melhor logo de cara, então passei a sujar meus pés de propósito com terra ou pó de algum canto do trajeto. Assim meus pés ficavam secos desde o início, não importando se eu estava de tênis o dia todo, e de quebra dava uma proteção inicial (curta, mas prática) contra a temperatura do lugar.

É libertador sentir você voar baixo, sem fazer barulho tentando destruir o asfalto com seu joelho, flutuando quase, a passada rápida de correr descalço acaba aparecendo naturalmente, você nem precisa forçar, e isso foi outra coisa que me chamou a atenção em porque correr descalço não só é mais natural como faz todo o sentido; nonsense é correr com tênis de 500 dinheiros que te fazem gastar outros 500 em tratamento médico. Quando você corre descalço você simplesmente não consegue pisar com o calcanhar, que é o normal quando se está de tênis com amortecimento. Não dá, mesmo. Se você forçar vai sentir tanta dor que vai parar. Ok, você não força, começa então a naturalmente correr caindo na ponta dos pés e assentando o corpo do pé no chão, e de repente percebe que seu joelho está levemente dobrado o tempo todo. Sim, também é virtualmente impossível correr assim com as pernas esticadas, não é naturalmente eficiente, seu corpo vai negar. Pode parecer estranho, a Danielle diz que eu corro engraçado, mas é assim mesmo. Sinceramente ainda não tô 100% convencido sobre minha postura atual, mas pelo que vejo em vídeos é bem próxima do normal. Ainda preciso corrigir algumas coisas como o peso com que caio após ficar cansado, perco um pouco da postura nessa hora.

Mas então você vai ver que suas passadas, por isso tudo, ficaram mais curtinhas, não dá pra ganhar milhagem dando passadas longas, e você vai estar com uma cadência mais forte, mais constante, só que ao mesmo tempo mais leve, levíssimo. Tão leve que você vai correr olhando pros lados, pro alto, vendo a paisagem, e não de cabeça baixa olhando pro seu próprio umbigo de tão cansado você tá. Porque por mais que você precise prestar atenção onde pisa, sua postura agora é reta, você também não consegue correr inclinado demais assim, você se cansaria muito cedo, e acaba (só pra repetir no uso da palavra) naturalmente ficando mais ereto e correndo mais pelo movimento do que pela força bruta. Tudo isso você aprende sozinho, não precisa estudar nada, seu corpo cuida de tudo, você só precisa relaxar e lembrar sempre: se está doendo, está errado. É mecanicamente elegante, darwinístico até.

A única coisa que realmente aconselho sobre corrida descalça, e na verdade até mesmo sobre andar descalço por aí, é antes de tudo preparar seu corpo pra isso. Eu tive uma sorte tremenda nesse ano, era pra eu ter me machucado muito mais por empolgação, mas como nunca corri antes e comecei gradualmente (só que já descalço), tive menos trauma na transição. Alongar direito é absolutamente essencial, fortalecer a musculatura do pé idem, não é papo furado dos Barefoot Fulanos por aí não. Tem muitos tipos de alongamentos e fortalecimentos pra isso, procure o melhor pra você, só não fique sem fazê-los. Nunca. A arrogância de sair correndo feito um louco tem o preço muito alto, eu quase me dei mal algumas vezes por ser preguiçoso.

Correr descalço é meio infância feelings, sei lá, meio corra-para-as-montanhas-os-leões-chegaram. E nem precisa ser correndo não, eu não me acho atleta (ainda sou obeso se isso conta como argumento), só acho que aprendi a me divertir de um jeito novo, ande descalço por aí, não vai te matar, não tem agulhas com vírus jogadas nas ruas, você não vai ficar com sola de cavalo nos pés (isso é só mais um mito, a pele engrossa mas continua macia). Se não estiver a fim, beleza, sem problemas, isso não é evangelização ou grupo de auto-ajuda, mas não sabe o que está perdendo. Deixe que riam, no pior dos casos você chama a atenção por ser palhaço, mas não irá preso não, a vida não é boa pelo preço que você paga nos seus tênis :-)

© caio1982