weltmeisterschaft 2006

18 de junho de 2006

Missão: ver todos os gols da copa da Alemanha conforme os jogos aconteciam, ao invés de me contentar com a cobertura do UOL via placar web (que por sinal ficou excelente, faltando somente os vídeos dos jogos pra ficar perfeito). Mesmo estando no trabalho, seria massa poder pelo menos ver os gols ou jogadas mais interessantes, já que somente em um ou outro jogo do Brasil nós seríamos dispensados na iSolve.

Se você não quer saber de enrolação, vá direto pro bloco de código abaixo...

Problema 1: o Globo Media Center é fechado para assinantes, e apesar de parecer valer a pena o investimento e eles terem não somente os gols mas todos os jogos online também, é dinheiro por bobagem, já que a copa não dura tanto assim pra me convencer. Além do mais, é a Globo.

Problema 2: me disseram que a cobertura do Terra era aberta e tinha vídeos, mas na primeira tentativa e em vários links que cliquei eu fui jogado pra páginas bloqueadas e reclamando que eu não tinha o Windows Media Player. Se era aberto mesmo, tava escondido. Além do mais, é o Terra.

Problema 3: fazendo algo nada a ver (acho que lendo a Folha Online), caí numa página do UOL (do qual sou assinante desde que comecei a usar Internet) com um link "veja o vídeo do gol de fulano agora" e resolvi arriscar. Não é que funcionou? O MPlayerPlugin travou meu Mozilla nas 2 primeiras tentativas, mas nem vou confessar que eu tinha umas 30 abas abertas nas vezes.

Bom, achei a página com todos os vídeos, achei onde dava pra acompanhar o release de cada partida (pelo que deu pra notar, no máximo 50 minutos após o juiz apitar o fim do jogo) e descobri uma coisa muito interessante. O plugin do MPlayer pro Mozilla cria um arquivo /tmp/playlist cada vez que uma página envia um streaming pra mim e com isso daria pra baixar os vídeos... mas aí eu teria que entrar em cada página de cada vídeo pra ele criar tal arquivo.

Hmmm, de acordo com o Henrique que fica no #kde-brasil, a string random que era botada no fim da playlist parecia ser um indicador de sessão vindo do servidor, então não dava pra burlar mesmo. Mas ei, eu tenho Konqueror e ele ainda é movido à DCOP! Perfeito: pego a lista dos vídeos, tantos quanto for possível, mando o Konqueror abrir cada uma (e o plugin Xine dele também cria um arquivo com a playlist, só que em lugar e forma diferente), e daí é só mandar o MPlayer salvar cada streaming!

Solução: pode estar feio, mas funciona (copa.sh): script copa.sh pra download de gols da copa 2006

Foi massa ver depois de uma hora e meia o echo "Download finalizado: 165 vídeos gravados em 133M" :-) acho que deu certo, enfim... mas vale notar que eu fiz isso aqui pra casa, então se quiser usar, tenha certeza que tem o Konqueror com plugin Xine do Kaffeine funcionando e tenha o MPlayer idem. Qualquer coisa você pode chorar, vendo mensagens de erro... eu não ligo.

PS: a narração e transmissão é da Globo ainda assim, com logo do UOL no canto só pra dizer que tem. Nem todos os jogos são narrados pelo Galvão Bueno, então nem dá pra vomitar muito. Ainda bem.

PPS: se dava pra simular a string random de cada stream mms:// eu não sei, nem consegui descobrir. Se tudo poderia ser mais fácil? Talvez, mas agora é tarde demais :-P

© caio1982