pálido ponto azul

27 de junho de 2006

Daqui a pouco vai fazer 2 anos que eu recebo semanalmente um boletim de um departamento da NASA responsável por observar o contrário do que as pessoas estão acostumadas quando pensam no nome deles. Ao invés de olhar pro espaço, esse departamento observa a Terra. E eu adoro isso.

Já se vão uns 70 e tantos e-mails, pelo menos, com links pra notícias relacionadas a atividades do observatório, matérias com relatórios de clima, construções e até desastres naturais. Enfim, é um projeto extremamente interessante pra quem gosta de olhar pra dentro de vez em quando. Ou quer passar o tempo vendo fotos do Katrina matando gente.

Foi de lá que eu tirei um mapa do globo (de dia) pra fazer meu mapa do jogo TEG; achei a versão noturna do mesmo mapa, pra aqueles que não ficam de viadagem "oh, vamos ver as estrelas" e se contentam com astros feitos no improviso; também vi a bolinha de gude gigante... e por isso a brincadeira com o título do post, que me lembra também que até hoje eu não peguei de volta meu livro do Carl Sagan com um primo meu; descobri a primeira foto tirada pela estação espacial internacional, em 2000; fiquei espantado com as cores na foto da Ilha de Marajó, na costa do meu estado de origem; e matei saudade do dia que acordei cedo mas não fiquei bravo por isso, mesmo que tenha sido pra ver TV...

Ainda não tive saco nem bolas pra isso, mas eles costumam mandar desafios pros assinantes também. Alguns são até razoáveis se você tiver tempo livre, outros são ueber fodas de se resolver, a não ser por locais ou especialistas, IMHO. Eles mandam uma foto bem aproximada de uma parte qualquer do planeta e dão dicas sobre clima ou vegetação (por exemplo), e você tem que mandar um e-mail pra eles com a resposta. Animal!

No site do Earth Observatory você encontra links diretos pra outros projetos da NASA sobre observação do planeta. Se você tiver paciência, acha inclusive FTPs pra fazer o download de qualquer mapa em alta resolução que você quiser. Sério. Ou você achava que o Google Maps tinha seus próprios satélites?

Se gostar da brincadeira, visite também o Visible Earth, outra base e projeto de tirar o fôlego. Sem viadagem.

© caio1982