review do meu macbook

09 de setembro de 2006

Esse review tem vídeos caseiros no final... mas não são pornôs.

Macbook Blue Lagoon

Se você não quer o mesmo blá blá blá que todo review possui, clique aqui e vá direto ver o arquivo .txt com toda as especificação da máquina (hardware e software... uns 600k de texto). Ou então se contente com um resumo a seguir:

Máquina: Apple MacBook (branco) CPU: Intel Core Duo (1.83 GHz, 2MB L2) Memória: 1 GB (2 pentes de 512MB) Built-in Bluetooth & AirPort (802.11g) 1 Ethernet Gigabit e FireWire 400 1 Porta de saída de vídeo Mini-DVI 1 Saída pra fone e entrada de áudio 2 Built-in USB 2.0 mais uma pra iSight Microfone e Infravermelho embutidos Mac OS X 10.4.6 (Tiger com updates) Matshita CD-RW (lê DVD, mas não grava) Vídeo Intel GMA 950 (64 MB compartilhados) Resolução: 1280 x 800, 32bit (13.3 widescreen) Disco rígido ST96812AS de 55.89 GB Peso: 2 kilos e 300 gramas

A compra

Certo dia eu estava trabalhando e ouvi mencionarem a B&H e como ela tava com preços ótimos pra notebooks. Continuei trabalhando até ouvir falarem de novo no Macbook da Apple sendo vendido por uns 3.5k reais. Porra, 3.5k reais!

Fui ver como era o esquema e uma semana depois eu já estava encomendando meu Macbook com widescreen de 13.3 polegadas, 1gb de RAM, 60gb de disco e umas firulas mais. Não que eu seja gastador ou tenha dinheiro pra torrar do nada, mas apesar de um Macbook estar sendo anunciado por mais de 6, 7, 8 mil reais em revendas autorizadas da Apple no Brasil, eu não podia resistir a esse preço. E com garantia worldwide ainda, independente do esquema de compra nebuloso (que durou 28 dias, até a caixa chegar nas minhas mãos).

Na verdade, os 7 dias que antecederam a compra foram complicados. Eu procurava freneticamente reviews de tudo que é jeito. Procurava alucinadamente artigos e mensagens de fóruns mencionando problemas desses novos Macbooks e como isso poderia atrapalhar a brincadeira.

A conclusão na qual cheguei foi: Macbooks Pro são elefantes brancos. Eles respondem pela maioria dos problemas dessas novas máquinas da Apple com processadores Intel. Fiz um levantamente informal dos problemas encontrados e de 8 graves que listei, apenas 3 tinham a ver com os Macbooks "de pobre", não Pro, que eu iria comprar. Desses 3, um era relacionado a pintura dos Macbooks pretos (começavam a descascar pela pintura ser diferente do modelo branco).

Infelizmente fui obrigado a comprar o Macbook branco, mas a lista de possíveis problemas se reduziu bastante: manchas no lugar de apoio dos pulsos e super aquecimento (ambas coisas devidamente analisadas mais abaixo). Pra mim já estava ótimo: seria meu primeiro notebook de verdade.

Tamanho e peso

Botando ao lado de outros notebooks que já vi, o Macbook que comprei é bastante pequeno e me satifaz em tamanho geral, largura e altura. Ele é bastante leve em comparação com qualquer computador portátil convencional (não vale comparar com aqueles sub-notebooks, Vaios minúsculos ou aqueles Panasonic quase handhelds). Usando ele faz algumas semanas, eu ainda não pensei em nada como "nossa, isso tá pesando demais". Na verdade houveram situações em que medi errado a força e ele quase escapuliu da minha mão.

Aquecimento

Um dos meus maiores medos nessa compra foi o de ter problemas no futuro com super aquecimento. Teve de tudo nos reviews que eu achei: Apple dizendo que alguns modelos ainda estavam com plástico protetor de fábrica sobre a saída de ar, pessoal imbecil da Apple botando mais pasta térmica do que deveria e gente dizendo que o notebook era capaz de fritar um ovo de verdade.

Na prática, acho que ou estou dando uma sorte absurda, ou ainda o meu martírio não começou. Cheguei a usar o Macbook no colo por umas 3 horas seguidas na bateria e não senti calor excessivo. Em poucas situações eu notei ele ativando os 2 mini-coolers internos e também não medi ele com um termômetro.

Provavelmente um dos maiores problemas é a falta de saída eficiente do ar. Comparei o meu Macbook com um iBook G4 de um cara do trabalho (que por sinal é o lugar com mais produtos Apple que já vi na vida) e notei que o apoio de borracha da parte de baixo do meu Macbook é ligeiramente mais baixo que o dele. O meu é como uma barriga e o dele é mais como uma bola de jogo de futebol de botão. A diferença de altura é 1 milímetro, pelo menos.

Não que isso resolva, mas acho que o ar circulando embaixo do notebook ajuda bastante. A parte logo à frente do teclado bem abaixo do display esquenta razoavelmente também. Não é algo pra me preocupar no momento, mas só de tocar com as costas da mão você sente que ali é a parte mais quente, a ponto de esquentar as teclas de função da máquina.

Isso se agrava por ele ser extremamente compacto. Praticamente não existem frestas nele, é quase um corpo sólido sem juntas. Comparando com um iBook, eles economizaram a altura do display nesse Macbook sumindo com espaços pra ventilação.

Display

Essa idéia nova da Apple de chamar o display do Macbook de "glossy" é só marketing, claro. Ele é tão brilhante quanto em qualquer notebook moderno. A diferença é que os outros da Apple não tinham uma tela assim, então estranham num primeiro momento. Até agora não sei se eu gostei ou se desgostei desse display.

Ele brilha muito, causa raiva em ambientes com iluminação direta em você. Dá a sensação de sujar muito maior, já que qualquer borraãozinho ou sujeirinha parece uma monstruosidade. Entretanto, qualquer gráfico e cor nele fica muito mais nítido e ontem vi um filme nele, finalmente... nossa, ficou excelente a imagem. Acho que com uma limpeza frequente ele vale bastante a pena.

Instalação e uso

...do Linux

Infelizmente eu não tive muito tempo ainda pra tentar instalar Linux no meu Macbook, mas de qualquer forma, olhando por aí e no Google, acho que o estado do port ainda não é tão bom pra valer a pena. Vou esperar mais e ver que tudo tá funcionando antes de particionar a máquina.

...do Windows

Francamente, pretendo instalar Windows no Macbook, sim. Já que a máquina permite isso graças a mudança de arquitetura, por que eu me importaria? Preciso primeiro de um CD de instalação com SP2... ou seja, não será tão fácil pra mim. Instalei o BootCamp da Apple que faz tudo, pra dar uma olhada em como ele funciona. Super simples: cria sozinho um CD com drivers do Macbook pra Windows, particiona e instala, muda o boot pra permitir a escolha do sistema e já era. Sem muitos segredos pelo que tem no site.

...do OSX

Bom, resolvi reinstalar o sistema porque aparentemente a Apple adora entulhar o sistema e desperdiçar espaço em disco com bobagens ou arquivos enormes. De fábrica, a máquina veio com mais de 15gb usados de disco. Acho que com os CDs que vieram na caixa eu não vou conseguir fugir muito disso, porque depois de 3 confirmações e de responder uma pergunta sobre atualizar ou zerar a máquina, o instalador entulhou o disco de novo. Fiz a faxina meio que manualmente.

O sistema é bastante estável, como já haviam feito propaganda exaustivamente pra mim. Em nenhum momento algo travou. Nem quando abusei e sai abrindo tudo que era programa, vídeos, fotos etc ao mesmo tempo. Pela primeira vez na vida meu navegador não morreu só por ter Java, Flash e PDF abertos.

Bateria

Infelizmente acho que me dei mal por causa da bateria. No fundo eu não sei se tô sendo exagerado ou se me dei mal de verdade, já que nunca tive um notebook pra valer. Usando ele normalmente eu consigo ficar sem cabo de energia durante a manhã de trabalho ou depois do almoço até as 18h, a hora de ir pra casa.

Qualquer atividade que requer mais processamento e dedicação da máquina faz o tempo de uso da bateria cair vertiginosamente. Ripei um DVD enquanto trabalhava (nada de anormal: browser, e-mail, várias abas de terminal e comunicador instantâneo) e a bateria durou umas 2 horas e nada mais.

Softwares padrões

O Safari não merece comentários ruins. É quase perfeito, e primo do Konqueror.

O programa de e-mail da Apple me parece ser bem ruim, ao menos pra quem usa IMAP exageradamente como eu. Todos meus bilhões de e-mails ficam em IMAP, tirando o GMail. Ele é muito, muito lento com conexões assim. Quando não perde a sincronia do cache local com o servidor.

O terminal padrão do OSX é bem limitado. Mudei o mais rápido que pude pro iTerm, que dá um show com suas abas e sem frescura com atalhos de teclado.

iTunes é uma bosta. Sério. Eu já achava o Amarok o melhor player multimídia disponível, e depois de tentar usar o iTunes eu tive certeza disso. Ele é uma droga, é lento, não exibe letras das músicas, não busca na Wikipedia informações da música e/ou artista e é mala pra pegar capas dos álbuns. O Amarok mais novo, com suporte a compartilhamento de músicas, dá um baile bonito no iTunes. Nem que eu tenha que xunxar o X11 no meu OSX, eu vou instalar o Amarok.

O iWeb é bonito e bem feito, mas ordinário. Aproveitei pra testar ele e fazer a página do Malvados Ueberalles e descobri que ele é muito fácil de usar pra criar um site simples e elegante, mas na hora do vamos ver... o código gerado é bizonho. JavaScript até cansar, sopa nojenta de tags e tudo o mais.

Bem que o QuickTime poderia ser a versão Pro instalada no OSX padrão, né...

Photo Booth é divertido pra caramba! Literalmente uma cabine de fotos, tipo de shopping center. Tem 2 galerias com vários efeitos em tempo real e direto da interface dele você indica que vai usar a foto batida como imagem do seu usuário em diversos programas do sistema. Minhas fotos do Orkut foram tiradas nele.

Softwares extras

Tunnel Blick: simples e eficiente. Agora eu tenho uma conexão VPN em casa a um clique de distância. Pena que não gerencia múltiplas VPN ao mesmo tempo, ainda.

Adium: indispensável. O melhor comunicador instantâneo que parece existir. Tudo integrado e simples de usar. Tem até plugin pra fazer ligações via Gizmo. O único porém infeliz dele é perder a conexão só porque o Macbook dormiu, e eu ter que reconectar manualmente quando reativo o display.

SJphone: clássico pra testes de ligações VoIP. Interface horrível, mas funciona.

Skype: nunca gostei dele, mas instalei pra fazer ligações por vídeo com os meus pais (testei e funciona lindamente com a iSight). Boa qualidade até num WiFi "roubado" do vizinho, com limite de tráfego.

Democracy Player: esse é pra aproveitar o display "glossy" e fazer valer o negócio. Não tem muito o que falar, mas se tá curioso... visite o site do Get Democracy.

Aleatoriedades

A câmera iSight que vem embutida no Macbook é massa. Ela não é uma puta câmera nem nada, mas faz fotos com qualidade bem boa na minha opinião. Tô tentando achar uma forma de capturar de tempos em tempos uma foto e fazer upload pro Ueberalles, tipo uma webcam. Os efeitos que ela faz em tempo real são animais, tudo muito rápido. Infelizmente só entre quem tem o iChat AV da Apple, até onde descobri.

O sensor de movimento que vem com o Macbook também é bem útil, mas eu me cago inteiro só de movimentar muito o notebook enquanto ele tá ligado. Logo mais instalo aquele simulador de sabre de luz que usa o sensor do notebook ou então aquele desktop switch dando um tapinha no display, só pra fazer pose.

O teclado me surpreendeu. Fui na autorizada Apple que tem no mesmo prédio onde trabalho e pedi pra ver o teclado novo desses Macbooks, já que todo mundo tava falando mal e tal. Eles de fato são bem diferentes de outros iBooks, Powerbooks e notebooks convencionais. As teclas tem um espaçamento grande entre elas (2/3 de um teclado de PC comum, à olho nu) e o teclado não parece ter trava pra ser retirado com facilidade. Um problema gigante pra mim, com pêlos e fios de cabelo caindo, se é que me entende. Outra coisa notável é que o teclado fica na altura de toda a máquina, não acima. Ele fica numa leve depressão e provavelmente não terei problemas com ele arranhando o tal display "glossy".

O mousepad do Macbook é mais largo que o de outros portáteis da Apple também e o que eu mais adorei é a possibilidade de usar qualquer área do pad pra movimentar o foco dentro de uma janela, usando os dois dedos (e isso me lembra que a textura do pad do Macbook é diferente dos iBook e Powerbook que testei no trabalho - saca quando você sai do banho e a pele simplesmente desliza quando você esfrega os dedos secos?). Sei que alguns notebook possuem o lado direito reservado pra isso, mas arrastar de leve os dedos tanto na horizontal quanto na vertical é muito massa. Tô de olho em um protection pack da Marware.com no Ebay. É uma proteção muito boa (que eu já conheço) pro apoio de pulsos não manchar. É uma película de borracha recolocável, num tom de cinza que não estraga o visual.

O FrontRow é um software bem intessante. Com o Macbook veio um controle remoto que é a cara de um iPod shuffle, e com ele você controla o FrontRow: assistir vídeos, ouvir música, ver alguns álbuns de imagens etc. Gravei vídeo dele também (vide links abaixo). Sei que a Fluendo/Flumotion fez um software parecido pra Linux que usa o GStreamer, mas não testei, apesar dele parecer mais massa que o da Apple, ao menos visualmente.

Vídeos

Gravei alguns vídeos da caixa sendo aberta, de um teste com o teclado novo dos notebooks Apple, uma olhada em cada conector da máquina, brincadeiras com o MagSafe, o conector magnético de energia deles e o FrontRow. Fiz também alguns vídeos da instalação do OSX (do boot até a ativação final e abrindo o desktop).

Todos estão no Archive.org e sem áudio. Enjoy.

Coisas positivas

  • Bonito, leve e bastante pequeno (maior seria ruim, menor seria pior ainda).
  • Roda Linux, OSX e Windows. Foda-se o purismo, ele rodará o que eu quiser.
  • O leitor de CD/DVD faz barulhos tipo o R2D2 na instalação do sistema.
  • Permite trocar facilmente o disco rídigo dele e os pentes de memória.
  • Tudo simplesmente funcionar + ser unix-like por baixo == perfeito.
  • Extremamente barato se importado pela B&H. Facilitará muito quando eu precisar me livrar dele, já que o preço atual está nas alturas aqui no país de merda.

Coisas negativas

  • É muito branco e suja fácil demais. Bem mais do que eu pensei.
  • Sistema diferente... vou demorar pra me acostumar e deixá-lo agradável.
  • Não tem port nativo do Amarok ainda. Vou vomitar se usar o iTunes de novo.
  • Não tem conector pra mídias tipo CompactFlash (eu sei que seria exagero).
  • Não grava DVD, devido a altura baixa (os modelos Pro são mais altos e gravam).

É isso! Se faltou algum detalhe que você, ó caro navegante, estava procurando... indique nos comentários que eu atualizo o post assim que eu puder, por utilidade pública mesmo :-)

© caio1982