jogos de guerra e afins

17 de outubro de 2006

Post gigantesco à vista, você foi alertado.

Depois de zerar o [Call of Duty 2][] pra PC (um jogo em primeira pessoa durante a Segunda Guerra Mundial) nesse último feriado-meia-boca, resolvi relembrar os jogos de guerra mais legais (ou não) que eu já joguei, e acabei notando que os jogos que eu mais gostei até hoje são de fato sobre guerras e mais guerras. Então, portanto, todavia, contudo, entretanto, enfim... resolvi anotar tudo na forma de um post.

Acho que tudo começou quando eu, bem menino, ia passar umas temporadas curtas na casa da minha madrinha e ficava vendo meu primo, hoje um engenheiro da Siemens todo viajado [barulhinho de moeda pra jabá aqui], jogando uma versão pré-histórica do Rambo. Pensando com força pra relembrar eu acho que era um [Rambo pro Sinclair dele, ou algum modelo parecido com um deck K7][].

Depois eu acho que vieram os joguinhos simples de atira-e-desvia do Atari. Eu devo estar ficando velho e com memória fraca ou então o Atari não tinha muitos jogos de guerra mesmo, mas acho que [o marco mesmo foi jogar Tank][], que tem até [uma versão online bacana e bem vintage pra se jogar][]. Lembro também de jogar [Combat, com aqueles trilhões de variações do jogo][] com as cores mudando e tal.

Eu ia jogar, quando ainda morava em [Tucuruí][], no vizinho, um jogo que não consigo me lembrar do nome nem nada, mas era daquele estilo que seu personagem fica de costas pra você (como se estivesse na beira do tubo da TV) e as fases iam passando como cenas estáticas, e você ali, metendo bala. Claro, não dava pra esquecer também do [1942, um jogo de aviões que eu tanto joguei][], e que inclusive é [o estilo de jogo que mais me diverte][], aqueles [atire-e-tente-não-morrer-desviando horizontais e verticais][].

Daí pra chegar em [Contra][] foram dois pulos. Da série Contra [eu me lembro mais de Hard Corps][], por ser mais da minha época de moleque e tal e ah!, dá tempo de mencionar [Desert Strike][] ainda? Esse é imperdível e também me vem à cabeça na hora em que penso em jogos de guerra.

Na verdade eu não sei explicar porque gosto de jogos de guerra tanto assim. Me lembro de [jogar bastante War][] com meu tio e alguns amigos nossos e de ele me ensinar a [jogar Supremacia][] também (este um dos jogos de estratégia em tabuleiro mais massa que eu já vi, e complexo também), que inclusive ficou como "herança de batalha" pra mim, e tá quietinho na casa do Boto esperando novos longos turnos de estratégia. Gosto tanto de jogos de guerra de tabuleiro que cheguei a perder boa parte do meu tempo, em um antigo trabalho fim-de-projeto, fazendo [um mapa mundi "real" pro TEG][], um jogo cliente/servidor estilo War pra Linux (que por sua vez me lembra que o mesmo Boto ainda está [devendo um código inicialmente jogável][] do [KSupremacy][]).

Agora, sério, o motivo pra eu ter começado a documentar esses jogos nesse post foi o fim do Call of Duty 2, como já falei. Um dia chegaram na empresa com uma versão pirata do [Call of Duty 1][] pro OSX. Eu nunca havia ouvido falar do jogo, e resolvi instalar no meu Macbook pra jogar algumas poucas partidas online com o pessoal do trabalho. E não é que eu viciei? Pior que nem foi no modo online, foi mesmo no single player, que no caso do Call of Duty é excelente.

O que mais me impressionou no Call of Duty foi a inteligência artificial dos personagens. É fantástico. Eu confesso que não sou um cara que joga muito, e conheço muito poucos os títulos disponíveis, mas eu nunca havia jogado contra nazistas da segunda guerra que nunca agem da mesma forma duas vezes. É tudo muito imprevisível, ainda que exista um roteiro histórico forte e difícil de mudar ou inovar. Se você joga uma granada numa sala fazendo ela tabelar na parede oposta, os alemães saem correndo procurando um cantinho. Se você a joga num corredor apertado, por exemplo, pode ter certeza que eles a jogarão de volta na sua testa.

Uma outra característica matadora (rá!) do Call of duty é a absurda imersão que você tem ao jogar. Inclusive isso foi um dos pontos chave pra série ter recebido tantos elogios em reviews. Mesmo após jogar por 2 horas e ir dormir, eu podia imaginar soldados escondidos no corredor do meu apartamento e ficava me imaginando atirando em pessoas passando na calçada, enquanto olhava do 16º andar, no trabalho. Eu sei que isso chega a ser doente e preocupante e tudo o mais pra algumas pessoas, mas puta merda... eu nunca havia sentido isso com um videogame. E eu acho isso animal, afinal esse é um dos objetivos de todo jogo: fazer você se sentir dentro dele. O foda mesmo é imaginar que milhares de pessoas passaram pelo jogo todo, [DE VERDADE][].

Definitivamente, se tem uma dica que eu posso dar pra alguém, que tá procurando um bom jogo pra se divertir, é: instale e jogue Call of Duty, AGORA. Se tiver fones de ouvido, use-os. [Vai valer a pena e você vai notar a diferença imediatamente][].

Também não acho que jogos violentos, e sangrentos como os de guerra, influenciam a cabeça da molecada a ponto deles sairem matando gente por aí. É tudo uma questão educacional, de dentro de casa. No meu caso foi exatamente o inverso: eu fiquei mais sensível à violência de guerra após jogar TANTO Call of Duty, porque você acaba se chocando ao ter uma noção, mesmo que pequena, de algo que aconteceu de verdade. Enfim...

Abaixo segue minha primeira (e péssima) experiência com o YouTube (cuja usabilidade deu até nojo, ou eu que estou demasiadamente chato hoje). Vídeos dos 3 jogos da série Call of Duty, com comentários, pra tentar te convencer a jogar também :-)

O vídeo acima é de uma das missões intermediárias/finais do Call of Duty 1, a [Batalha de Estalinegrado (ou Stalingrado)][]. Tudo que você ver no vídeo é jogo mesmo. Nem no começo do vídeo é animação. As fases mais massas do Call of Duty 1 são as na neve, perto do fim do jogo, quando você já está como soldado russo e começa a invasão até Berlim, que termina com você no topo do parlamento alemão, todo destruído, e [seus camaradas balançando uma bandeira vermelha][]. Antes dessa, se não me engano, tem uma invasão em uma mansão nazista no topo de uma montanha, onde os alemães tem como prisioneiro um oficial qualquer que vai lutar contigo. É uma fase bem punk porque sai nazis de tudo que é canto e camionetes, e é difícil sair de lá com todo mundo vivo.

Sobre esse vídeo nem dá graça comentar muito, basta você ver e ter uma idéia de como é a versão 2 do Call of Duty. Dá vontade de ir jogar na hora, puta que o pariu. Acho que nesse vídeo dá pra ter uma idéia da correria e pânico que são as missões durante o jogo todo. O clima não acaba nunca, e nem teria como. Essa fase é a primeira das 3 últimas do jogo, quando você vira um soldado norte-americano [e tem que desembarcar na Normandia, no Dia D.][] Essa fase é extremamente demorada e cansativa (o vídeo só mostra a primeira missão primária da fase, que é bem rápida até). Existem várias sub-missões aqui, e eu tive muitos problemas porque achei que valeria a pena guardar meu rifle de longo alcance, e fiquei sem munição bem rápido, tendo que partir pro tudo ou nada e pular nas trincheiras dando coronhadas nos alemães... Dicas rápidas pro caso de você acabar jogando Call of Duty 2 um dia: - Bombas de fumaça IRÃO salvar a sua pele: economize e use com inteligência. Na penúltima fase, onde você tem que [tomar o Hill 400 cheio de bunkers dos alemães][], elas serão a arma mor. - Sair correndo e pulando que nem um louco não funciona pra se manter vivo. Viu algum rastro de tiro passando perto de você? Deite atrás de qualquer coisa, RÁPIDO. - Não tenha pressa, seus amigos ajudam sempre, mesmo que pouco. É razoavelmente comum perder uns 30 minutos tentando matar todos os alemães de uma vilazinha francesa pequena, depois de um tiroteio cansativo. E alguns panzers, heheh. - Porra, ouça o seu oficial de pelotão! As IAs do jogo não falam por falar... - Metralhadora do inimigo e um rifle de médio alcance: a dupla perfeita. Usar a arma do inimigo é uma boa idéia porque você fica cheio de munição ao passar por cima dos corpos deles, e um rifle é bom pra sair de armadilhas feita por atiradores distantes. - Vá na tela de configurações e ajuste o valor de cadáveres para "insane". É, eu sei...

Esse vídeo é meio que um preview do próximo título da série, Call of Duty 3. Mostra o jogo real, mas não dá pra ter uma idéia tão boa assim de como ele é. O mais óbvio são os gráficos quase que perfeitos, reais mesmo. Dá vontade de comprar um Wii ou um Xbox só pra jogar isso no futuro... pois já mesmo o Call of Duty 2 requer um hardware bem especializado e bom pra jogos. E dizem que as IAs estão ainda melhores nessa edição! Hmmm, é isso, eu acho :-) estou finalmente livre do Call of Duty, e agora posso me focar de verdade em outras coisas mais importantes, como meu pré-vestibular. Acho que inclusive todos os meus posts mais técnicos ficarão suspensos, por isso... **UPDATE:** como eu pude ousar esquecer de um dos mais divertidos e [ótimo jogo de aviões Warbirds][] e toda [a comunidade sem noção por trás dele][]? Quase uma heresia! [Call of Duty 2]: http://en.wikipedia.org/wiki/Call_of_Duty_2 [Rambo pro Sinclair dele, ou algum modelo parecido com um deck K7]: http://cgi.ebay.co.uk/ZX-Spectrum-Hit-Squad-RAMBO-III-Sinclair_W0QQitemZ230000728791QQihZ013QQcategoryZ112866QQcmdZViewItem [o marco mesmo foi jogar Tank]: http://en.wikipedia.org/wiki/Tank_(arcade_game) [uma versão online bacana e bem vintage pra se jogar]: http://www.turbotanks.com/ [Combat, com aqueles trilhões de variações do jogo]: http://en.wikipedia.org/wiki/Combat_(video_game) [Tucuruí]: http://images.google.com/images?q=tucuru%C3%AD&sourceid=mozilla&ie=utf-8&oe=utf-8&sa=N&tab=wi [1942, um jogo de aviões que eu tanto joguei]: http://en.wikipedia.org/wiki/1942_(video_game) [o estilo de jogo que mais me diverte]: http://en.wikipedia.org/wiki/Shoot_'em_up [atire-e-tente-não-morrer-desviando horizontais e verticais]: http://en.wikipedia.org/wiki/Scrolling_shooter [Contra]: http://en.wikipedia.org/wiki/Contra_series [eu me lembro mais de Hard Corps]: http://en.wikipedia.org/wiki/Contra:_Hard_Corps [Desert Strike]: http://en.wikipedia.org/wiki/Desert_Strike:_Return_to_the_Gulf [jogar bastante War]: http://en.wikipedia.org/wiki/Risk_game [jogar Supremacia]: http://www.boardgamegeek.com/game/27 [um mapa mundi "real" pro TEG]: http://teg.sourceforge.net/index.php?page=themes [devendo um código inicialmente jogável]: http://git.raisama.net/supremacy.git/ [KSupremacy]: http://caio.ueberalles.net/wip/kpremacy.png [Call of Duty 1]: http://en.wikipedia.org/wiki/Call_Of_Duty [DE VERDADE]: http://en.wikipedia.org/wiki/World_War_II [Vai valer a pena e você vai notar a diferença imediatamente]: http://en.wikipedia.org/wiki/Game_Developers_Choice_Awards#Excellence_in_Audio [Batalha de Estalinegrado (ou Stalingrado)]: http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Estalinegrado [seus camaradas balançando uma bandeira vermelha]: http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Reichstag_flag.jpg [e tem que desembarcar na Normandia, no Dia D.]: http://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Normandy [tomar o Hill 400 cheio de bunkers dos alemães]: http://en.wikipedia.org/wiki/Hill_400,_Bergstein [ótimo jogo de aviões Warbirds]: http://www.totalsims.com/ [a comunidade sem noção por trás dele]: http://www.najack.com.br/

© caio1982