estação voip 2006 em curitiba

21 de novembro de 2006

Tá chegando. Dia 5 e 6 de dezembro vai rolar, na FIEP aqui em Curitiba, o Estação VoIP 2006.

Acho que é o primeiro evento tanto técnico quanto corporativo sobre VoIP (focando em software livre) no Brasil. Se você trabalha numa empresa gente boa e que costumar pagar para os técnicos irem em eventos assim... tá na hora de cobrar :-) as inscrições são limitadas e os descontos estão diminuindo, mas dá tempo ainda. O set de palestrantes está fechado e a grade parece já estar finalizada (talvez um ou outro horário mude, pra não deixar um dia mais recheado que o outro).

Hilites do que vai ter no evento (se der certo eu filmo alguma coisa com a minha Canon):

O Jon Maddog vai falar sobre a base VoIP feita com software livre e como o Brasil tá guiando outros países nesse ponto. É claro que ele viria; ele inclusive ajudou na organização do evento e contatos.

O Kristian Kielhofner ficou todo empolgao pra vir pro Brasil e vai falar sobre o AstLinux, projeto VoIP dele voltado para dispositivos embedded e otimizações do PBX e vai mostrar a distro dele rodando o PBX numa placa Gumstix.

Nenad Corbic é o cara por trás do desenvolvimento de drivers e aplicativos Linux na Sangoma. Ele vai falar sobre escalabilidade de sistemas de telefonia, otimizações no kernel e programas e provavelmente vai fazer um marketing em volta dos [excelentes] hardwares da Sangoma.

Edson Schubert vai falar sobre o projeto GESAC e o núcleo VoIP dele, sobre expansões, a implementação e outros detalhes técnicos. A rede GESAC tem aproximadamente 22 mil computadores conectados à Internet e com recursos de VoIP disponíveis através do que o Edson vai demonstrar.

O Gilberto Mautner vai mostrar como o Asterisk e outros softwares são usados na recém-fundada LocaWeb Telecom, que aloca PBXs virtuais para clientes usando (se não me falha a memória) máquinas virtuais no Xen.

O Mark Spencer é o criador do Gaim e do Asterisk, no caso disso ainda não ser muito conhecido. É o co-fundador da Digium, uma das empresas de VoIP mais visadas atualmente. Acho que quem recebe 10 milhões de dólares de investimento está nessa categoria. Acredito que a palestra será mais institucional do que outra coisa. História, desenvolvimento e futuro do Asterisk.

O Denis Galvão vai falar sobre PBXs IP e do uso do Asterisk na infra de telefonia das empresas. Vai apresentar o Weon, a nova geração do produto/software de telefonia que a empresa para qual trabalho desenvolve. É legal saber que tem trabalho seu em um pacote assim, mesmo que o site seja uma peça marketeira zoada e não demonstre a lista enorme de features do negócio.

Da Argentina vem o Nicolas Gudiño para falar sobre o FOP, Flash Operator Panel, o mais usado e decente painel de operação e recepcionista feito de forma livre. Ele tem um know-how bem grande sobre conexões com o Asterisk para monitoramento e acho que a palestra dele será bem legal.

O pessoal do Vono vai palestrar também. O Rodrigo Andreola é da parte de negócios da GVT e responsável pelo projeto Vono e pelo portal Pop. Obviamente a palestra não será técnica, mas vai falar de um dos maiores casos de sucesso de Asterisk e VoIP do Brasil.

E a grade fecha com o Marcio Macedo, do INdT (Instituto Nokia de Tecnologia). Ele vai falar sobre desenvolvimentos de softwares de voz sobre IP e de alguns projetos do INdT. Não conheço ele pra dizer exatamente sobre quais projetos ele falará, mas seria animal que tivesse algo do Tapioca e Sofia na palestra.

Os patrocinadores estão quase no limite. Duas das mais conhecidas empresas de telefonia vão estar lá: Digium e Sangoma. Duas equipes brasileiras que concorrem diretamente com as anteriores também: DigiVoice e Khomp (inclusive a DigiVoice lançou um canal de comunicação com o Asterisk sob a GPL). E duas empresas suficientemente reconhecidas no meio VoIP atual: iSolve e GVT.

Vai ser massa: o pessoal do AsteriskBrasil.org vai estar lá também, então pelo jeito vai ter uma esticada após os dias do evento para algum lugar legal de Curitiba. É isso :-)

© caio1982