howtos de janeiro

09 de janeiro de 2007

Como fazer... imagens fotográficas usando técnicas HDR

HDRI são imagens com alta densidade dinâmica (isto é, a diferença entre o ponto mais claro e o ponto mais escuro da imagem) feitas "artificialmente" e que captam a luminosidade "real" de uma cena. Bom, é mais ou menos isso, pelo que eu entendi. Veja o artigo da Wikipedia pra mais detalhes sérios.

Resumindo graficamente: veja essa fotografia e perceberá que tem algo diferente na cena.

Resumindo tecnicamente: tire um set grande de fotos de um objeto variando a exposição bastante baixa até bastante alta, pra captar vários níveis de luminosidade. Junte tudo em camadas e terá uma foto altamente fodona. Faça tone mapping e veja que fofo.

Macro HDR da nota de 1 real + relógio de pulso

Fiz uma HDRI de teste (um pedaço tá acima, tem 3MB) que você pode ver clicando no link direto. Usei os softwares AHDRIA e AHDRIAC do Sean O'Malley (que tiram fotos de forma automática com a minha Canon Powershot A75 e compilam elas em um arquivo HDR, respectivamente). O único trabalho é enquadrar e tirar a primeira foto: o resto é tudo automatizado.

Infelizmente eu tive que usar esses programas pra Windows que facilitam tudo, mas existem vários projetos (alguns open source) pra manipulação e criação dessas HDRI. O meu maior problema agora é converter os .hdr e fazer tone mapping usando um programa livre, já que não poderei fugir do AHDRIA até achar um substituto para o OSX que suporte minha Canon (notebook + tripé + câmera fotográfica = HDR everywhere).

O Rigues falou de HDR também algum tempo atrás. Veja lá. E por curiosidade, a foto HDR que eu fiz foi criada com 16 disparos e usando o modo macro da minha câmera amadora. O mais massa de HDR é que depois do tone mapping a foto fica absurdamente, incrivelmente, espetacularmente bem definida, limpa e viva.

Como fazer... fotos panorâmicas facilmente

Rá! Isso é muito massa, e começou com um e-mail do Spuk meses no passado. Fiz a primeira panorâmica por brincadeira e bem nas coxas e não parei mais. Só falta a preguiça sumir pra eu aprender a fazer ajuste fino nos programas (crio elas correndo, com opções default e foda-se).

Primeiro: arranje um tripé firme e uma cena estável (sem muita luz ou objetos se movendo na sua frente) e tire o máximo de fotos que desejar sempre sobrepondo o começo de um shot com a metade do anterior (isso facilita e muito a junção das fotos pra criar uma cena única). Use o Autopano-SIFT pra criar os pontos de controle, aqueles que dizem "eu sou igual ao ponto tal naquela outra foto, me alinhe assim e assado". Tem front-end gráfico, não chore.

Segundo: exporte o .pto que o Hugin irá abrir e nele você poderá fazer ajustes nos ângulos, alinhamentos e outros detalhes que ainda não aprendi. Depois de tudo bastante satisfatório (na tela de preview pelo menos), exporte múltiplos arquivos TIFF que o passo seguinte tratará.

Senhora e senhores, uma palavrinha do nosso patrocinador: a versão do HuginOSX inclui o Autopano-SIFT e o Enblend do passo seguinte já dentro do pacote dele. Acredito que o Hugin mais novo inclui mais coisas até. O único problema desses programas é serem em Mono, então você precisará do pacote runtime dele.

Terceiro: execute o Enblend usando aqueles TIFF exportados como argumentos. O lance aqui é mais ou menos o seguinte: juntar fotos tiradas com ângulos diferentes fica feio porque a luminosidade e colaração muda também. O Enblend automagicamente remove essas diferenças e cria uma imagem final de alta qualidade, já corrigida.

Clique aqui pra ver um tutorial simples e eficiente sobre o Autopano-SIFT + Hugin + Enblend. Seguem abaixo alguns links com thumbnails de panorâmicas que eu já criei:

Sexta à noite, em casa...

Só um gênio esconderia a estufa atrás de uma árvore...

Primeira panorâmica: comi sem querer o parapeito...

Vizinhança da minha casa em Praia Grande...

Se notarem, verão que existem vários pontos não alinhados nessas panos, mas isso é porque, como eu falei, sou preguiçoso e uso as opções default, sem fazer ajuste fino. Fotos de qualidade e um pouco de paciência fazem panorâmicas bem mais decentes. Não requer prática nem tampouco habilidade :-)

© caio1982