meu pôster fonético

16 de abril de 2007

Começo de segunda-feira com nevoeiro pesado, sensação de 17 graus celsius e 100% de umidade. E eu aqui com o Mac no colo e olhando pra mais minha nova obra de arte, um gênio saído de mim!

Está vivo! E fala! Meu pôster do IPA, o Alfabeto Fonético Internacional, está devidamente preso na parede agora, ao lado da minha televisão. Espero com isso entrar dentro dele mais rapidamente, já que estou adorando fazer transcrições fonéticas de sotaques nas aulas de Linguística. Naturalmente ele não foi feito pensando em brasileiros aprendizes como eu, mas será de imensa valia.

Dentro de 15 dias eu terei que fazer a transcrição fonética completa de 30 segundos de uma notícia da televisão, e acho que o pôster aqui do lado será essencial pra eu saber classificar todos os "sons" usáveis no português.

Não passe vontade, companheiro! Por 50 pilas você pode ter um também, em lona branca de alta resistência e traves de madeira leve pra sustentá-lo, com direito a cordinha pra prender em gancho já. Uma maravilha do mundo moderno, não perca! O arquivo em alta resolução (enviado pra plotter) pode ser enviado pros mais babantes via e-mail. Garanto que o .png (ou .pdf) disponíveis online não dão pro cheiro; um mano do trabalho fez mágica vetorizando com qualidade o chart. Confira comigo no replay!

Que beleza de jogada, uma obra prima na parede da sala:
Pôster do IPA na parede

Detalhe pro topo do chart, em inglês, revisado em 2005:
Pôster do IPA (consoantes)

Vogais e alguns helps básicos abaixo do box dos diacríticos:
Pôster do IPA (vogais)

Não notou o tamanho? É 5 vezes maior que o chart original em A4, com uns 1,35cm por 1m :-)

© caio1982