30 dias em new york: a cidade

29 de janeiro de 2008

Muito provavelmente metade das pessoas que eu conheço detestariam passar 30 dias de férias e fazendo curso em um centro urbano gigante. Conheço até pessoas que abominam tais lugares, e tem também, claro, os bambis e emos que acham que vida no campo é vida de verdade e que cidade grande é território do pecado (uhul!). Eu gosto de podreira, prédios altos, ruas compridas e movimentadas que não param nunca. Sabe aquele filme O Quinto Elemento? Eu queria morar naquela cidade do começo do filme... que por acaso é NYC :-)

Fifth Element's New York City

NYC é grande, mas funciona, eu juro. Parece cliché, mas tendo conhecido São Paulo você atura qualquer lugar. É uma megalópole que não se auto-consome, aparentemente. Onde ela cresce, cresce pra cima e não para os lados. A única reclamação é ser um lugar barulhento, mas até aí... a limpeza surpreendente, a segurança (igualmente surpreendente) e a velocidade do lugar compensa com sobra. O problema de ser um centro urbano é o risco de virar uma massa cinza e sem graça mais facilmente, mas NYC bate SP fácil aqui também. Eu quase não acreditava quando andava à pé pelos lugares: como tem parque naquela ilha (só conhecemos Manhattan, não os bairros residenciais no continente).

Claro, o Central Park é o colosso mais famoso, é enorme. Em linha reta ele tem uns 4km por 1km se me lembro bem, atravessados por mim e pela Danielle uma única vez, do Harlem até o Columbus Circle. Duas seriam sacanagem demais... lá é impossível andar em linha reta, então você anda muito mais do que isso. Tem muitos caminhos e cortes nas estradinhas pra você contornar.

NYC é a São Paulo que eu sempre quis, e sem ladeiras... é tudo plano em Manhattan. Tem tudo o que SP tem mas sem as características negativas, nem mesmo o trânsito ruim! Em 20 minutos você tá tão longe do centro urbano que parece que você tá no interior, calminho calminho. Uma belezura: uma selva de pedra com selva de calmaria por perto.

On The Road

Entrada do main branch da NYPL onde fomos ver a exposição do Kerouc, de nome bem sugestivo...

© caio1982