30 dias em new york: transporte

02 de fevereiro de 2008

Transporte? Dica preciosa: sempre verifique dez vezes como se faz exatamente pra se locomover quando for viajar. Não digo linhas de trem ou ônibus, códigos de metrô nem nada. Falo de preço e pacotes de tickets mesmo, ou vai se dar mal como uma certa pessoa aqui que calculou errado os valores de viagens mensais e semanais e acabou tendo que pegar grana emprestada pra bancar os custos de locomoção nas férias. Na próxima vez eu não fico em um lugar tão longe de onde farei coisas. Do condado de Fairfield em Connecticut até Manhattan em NY dá uns 113 dólares semanais, por pessoa, ou 30 dólares somente a ida.

Murphy filho da puta. Eu não sei no seu, mas no meu bolso isso dói. Aliás, doeu.

No site da MTA eu não percebi que de cada estação pra NY era um preço diferente, e não achei um lugar falando que o pacote mensal é mensal mesmo e não "30 dias" como pensei que fosse. Se chegar dia 15 do mês X vai ter que comprar 2 semanais e 1 mensal de 1 até 30 de Y. Uma bosta. Nos 2 primeiros dias tivemos que pagar tickets one-way pra mim e pra Danielle, na ida e na volta. Depois decidimos comprar somente semanais todo sábado de manhã de agora em diante, pois aparentemente será o menos custoso. Os tickets não-diários lá contam de sábado até a sexta seguinte, pro caso de estar alguma coisa curioso.

81 Street Station

O metrô vale 2 dólares não pela limpeza e organização, mas pela extrema praticidade de se ir pra qualquer lugar após pagar uma única taxa e ele funcionar 24 horas, com raríssimas ocasiões pra manutenção em determinadas paradas. Se vai usá-lo quase diariamente e sabe prestar atenção em pôsteres sobre troca de linha segundos antes de embarcar (como foi o nosso caso uma vez com a linha C azul na foto abaixo), vale a pena pagar uns 40 dólares pra ter viagens ilimitadas durante um mês. Dá até pra trocar os créditos pra outro cartão depois, caso mude de idéia.

81 Street Subway

Tudo bem, é tudo caro pra um brasileiro, mas pela qualidade do transporte é um preço bastante em conta, IMHO. E deve-se lembrar de calcular tudo em dólar, não real: 1 para 1, sem choro. Não existe um único trem na face do Grand Central Terminal em Manhattan que saia fora do horário, com precisão de minuto. São uns 2 andares com trocentas tracks de chegada e saída de trens pra várias regiões que, apesar de velhas e sujas, dão um baita conta do recado com conforto. Os que a gente pega todo dia são da linha até New Haven, nordeste do país, em direção a Boston mais ou menos.

Foda mesmo é achar um lugar sem ninguém pra bater joelho com você durante 1h, até NY.

© caio1982