30 dias em new york: oyster bar

08 de fevereiro de 2008

Sabe aquelas noites onde dá tudo tão errado, tão errado, que você acaba gostando porque tudo falhou miseravelmente? Hoje foi uma dessas. Desde que vi o lugar pela primeira vez eu quis entrar nele. É clássico, famoso e tão antigo quanto o próprio lugar acima dele. É oOyster Bar que fica no subsolo do GCT. Yeah, ostras!

Eu nunca havia comido ostras antes e achei que seria uma primeira vez e tanto. O lugar é famoso entre turistas e parecia bastante bonito do lado de fora, imagine por dentro. Fiquei bolando uma forma de ir lá com o pessoal da Embassy CES desde então. E fomos hoje, sexta-feira. Infelizmente a italiana Sara teve emergências no apartamento dela e não foi, mas melhor pra ela. Ela tava sem grana e teria me matado se tivesse ido realmente...

No final acabaram indo o Alex, Young Ah (sempre simpática), David e eu da minha classe. E uma galera da classe da Danielle, inclusive o professor deles, o Chris. Deu umas 13 pessoas no total, sendo que a reserva inicial foi de 20. Ok, a bronca da casa não foi tão grande... o que mais podia dar errado? Nada, até descobrirmos que o pessoal da classe da Danielle não sabia o que eram oysters e todos ficarem com caras estranhas. Pior: 2 da classe da Danielle não comiam qualquer tipo de carne. Pior ainda: uma terceira era alérgica a frutos do mar.

Perfeito, mas não desligue ainda! Por nunca ter comido ostra, eu não fazia idéia do custo pra comê-las. Quando olhei o menu no dia da reserva eu vi vários pratos de 25 dólares por pessoa e achei caro, mas quando vi as ostras por 1.75, 1.85, 2 dólares... bom, tudo bem né! O lugar é um bar pra beber e comer ostras mesmo, parece em conta! Acontece que o pessoal já havia comido ostras antes e ficaram horrorizados com os preços porque eram... por unidade! O Alex, da Koréia do Sul e viciado em ostras, começou a rir e o pessoal pareceu que topou mesmo assim. Afinal, já estávamos lá mesmo... dava pra ser pior do que pagar 2 dólares em algo do tamanho da moeda de 1 real? Dava.

Apesar do Alex ter dito que as ostras estavam frescas e excelentes, eu quase vomitei quando peguei uma clam e cheirei antes de botar na boca. Sabe aquela piadinha sobre as partes íntimas de mulheres cheirarem como bacalhau? Deviam mudar a piada pra usar clams e ostras. As que o Alex pediu vieram tostadas com bastante alho e ervas por cima, até deu pra aguentar muito bem. As ostras que eu e Danielle pedimos eram cruas, afinal era meu batismo. Dei uma bocada em uma gigantesca que veio até um pedaço da concha dela na boca, quase tive um treco quando mastiguei aquilo. Mas como diria o NOFX, clams have feelings too.

De qualquer forma a noite foi legal até, pelo fracasso. O Chris confessou que aquela turma da Danielle era a primeira turma cheia que ele pegava do começo ao final do curso e foi legal, ele parecia ser extremamente tímido mas ao mesmo tempo gente fina. Ele é de NY mesmo e formado em Geografia, a Danielle adorou ele como professor. Ele até disse que ela devia ter feito um teste pra pular pro nível seguinte, porque ela respondia tudo nas aulas dele e os outros nem tinham tempo pra pensar numa resposta :-P

As sopas do Oyster Bar parecem ótimas. Eu adorei a Manhattan Clam Chowder e gostei especialmente por ser apimentadinha. Pra passar o cheiro de ostra e clam cruas (Bivalve Platter) que fiquei arrotando até a hora de dormir eu e a Danielle dividimos um tal de Bedford Sea Scallops fritos com batatas e bastante tártaro que era delicioso (nham, nham!). O ambiente lá do Oyster Bar é bem barulhento, provavelmente porque é cheio de turistas e... bom, é um bar. Com partes de restaurante também.

Oyster Bar, Grand Central Terminal, NYC

Uma das coisas legais do Oyster Bar é o lugar, todo clássico como o resto do GCT. A hostess ruiva e estilosa chama a atenção também (mas é melhor eu fingir que não lembro disso na frente da Danielle). Em frente do Oyster Bar tem uma espécia de sala acústica "secreta" que é muito massa também. Você fica parado em um dos cantos e outras 3 pessoas nos outros cantos do lugar e não importa quão barulhento esteja a estação ali vocês todos irão se ouvir perfeitamente, mesmo que falem baixinho. Um walkie-talkie físico, só não tão walkie assim :-)

UPDATE: acordei de manhã no dia seguinte e ainda estou arrotando ostra crua, eca!

© caio1982