30 dias em new york: sul-koreanos

14 de fevereiro de 2008

Hoje à noite fomos com o pessoal da minha classe pra um resturante sul-koreano que tem perto do curso, deu pra ir andando até. Honestamente não lembro o nome do lugar (rá!) mas parece ser conhecido, algumas pessoas disseram depois que lá era caro mas eu honestamente não achei. Pagar 20 doláres por pessoa pra uma refeição 3-course em NY é barato, acredite.

Kimchi Church

Os sul-koreanos (Alex, Hannah e Min, que foram com a gente) estavam super excitados pra nos mostrar as comidas típicas deles após termos levados eles pro Emporium Brasil pra comer feijoada... sabe como é :-) eles são todos nervosos com agradar e atender as expectativas dos outros, chega a incomodar. Representando os ocidentais havia eu, a Danielle, Lucas (de MG) e a Isabel da Espanha.

Sei lá o que pediram, mas não deixaram nem a gente escolher do menu. Fizeram questão que fosse surpresa, e ADORAMOS tudo, sem exceção. Os pratos não eram tão coloridos como os japoneses, mas eram bastante saborosos. E o melhor, quase metade da mesa era de graça e era complementada a todo momento. Acabou a porção de XYZ? Manda mais, de graça!

Comemos primeiro uma espécie de omelete feito com alga e algo que parecia ovo, mas não era. Depois veio um churrasco com uma carne cuja textura lembrava a usada pra fazer bife-a-rolê no Brasil mas eles diziam ser fraldinha (se não me engano era um Bul Go Ki, ou Bul Go Gi, algo assim). O tempero dela era acebolado, forte, mas ao mesmo tempo a carne parecia ligeiramente doce. Uma loucura. Parece que eles fazem charutos disso com folhas de alface meio-liso na hora de comer, junto com um molho vermelho delicioso... e, putz, eu quase me engasguei tentando mastigar um desses enrolados que era muito grande.

Junto com tudo isso ainda tivemos uma espécie de lasanha sul-koreana fermentada feita com repolho chamada Kimchi que é absurdamente apimentada pra mim, mas perfeitamente comestível com um copo de água gelada do lado. Pedaços de polvo apimentado, nham nham. Broto de feijão com shoyu, nham nham. E cogumelos (tipo pleurotus ostreatus, pra ser mais exato), puta merda. Viciei nesses cogumelos, acho que comi 3 bandejas deles, crus e frescos, cortados em tiras.

O que adorei mesmo foi patas de cachorro na brasa! Tá, tá... isso não existe, é claro que tô brincando :-)

Kimchi Picture

A noite foi barata, rápida e deliciosa. Foi a melhor comida que tivemos nesses 30 dias, sem dúvida. Conversando depois com o Alex (nome ocidental dele, já que o original é impronunciável), ele me deu uma dica tardia pra penúltima noite na cidade mas que fica pra outros viajantes: ele viu Carmen no Metropolitan Opera House por 15 dólares! Segundo ele a manha é ficar na fila próximo ao horário dos shows e assim que bater o horário certo eles derrubam os preços pra encher a casa. Segundo o Alex, nessa hora não sobra nada mais caro do que 20 doletas.

UPDATE: depois de uma batalha procurando eu achei o bendito restaurante no Google... bastou a Danielle lembrar que o nome do lugar é uma montanha famosa nas duas Coréias: é o Kum Gang San que tem perto da Broadway, não o do Queens.

© caio1982