putaria postal

12 de fevereiro de 2009

Tudo começou quando eu precisei mandar alguns documentos em papel pros EUA, destino de uma porrilhão de documentos, mais manjado impossível. Tudo que escrevi abaixo estaria beleza se eu tivesse tentado mandar algo para a Transcaucásia, mas era pros EUA.

A pedida mais óbvia foi, claro, entrar no site dos Correios e ver o que eles ofereciam. Hmmm, tem um tal de Sedex Mundi do qual eu nunca havia ouvido falar. Oh, que massa, entregam em bem poucos dias e tem um seguro embutido bem razoável e rastreamento. Tudo bem que um seguro de 200 reais pra documentos sem valor estimado (e que são únicos, sem possibilidade alguma de cópia) não ajuda muito, mas é legal ter disponível. O rastreamento não lembro se tava óbvio que era dentro do Brasil ou o quê, mas enfim. Chegando era o que importava. No site não consegui estimar mais do que o custo. Fui pedir instruções pra Mulher Responsável Pelo Correio Da Empresa (tm) e ela me ajudou a calcular tudo certinho com o peso etc, ligamos pedindo uma coleta. Nada mal, 60 pilas com coleta e chegaria na mesma semana. Gostei! Pééé, "coletas internacionais somente diretamente em um agência dos Correios" disse a atendente, "franqueados não recebem Sedex Mundi", segundo ela. Ok, aproveitei uma ida do Miura e Boiko até a agência central dos Correios em Curitiba, aquela enorme em frente a UFPR, e fui direto numa área só de Sedex onde havia uma única atendente pra uns 4 ou 5 guichês. A coisa foi mais ou menos assim:

Eu: aqui é pra envio via Sedex Mundi?
Ela: pra onde é esse envio?
Eu: pros Estados Unidos, é um envelope.
Ela: pergunta pra Jane se tá liberado [sem olhar pra mim]

Ela então apontou pro outro lado do saguão enorme e eu fiz uma cara de what-the-fuck-você-tá-falando. Fui no guichê de envio e recebimento internacional (sei lá! vai saber!) e perguntei pela Jane. Falaram que era na gerência e apontaram pro lado oposto a onde eu tava. Fui até lá e tinha uma mesa vazia e do lado 2 funcionários conversando e eu perguntei da maldita Jane. Enquanto isso, na sala de justiça o Miura e o Boiko estavam pagando pra retirar uma caixa. Um dos caras me levou pra um corredor onde tinha uma mulher sentada com cara de meu-dia-é-uma-merda com crachá "Jane" e uma foto tirada 15 anos atrás, provavelmente. Então:

Eu: [repeti tudo que falei pra atendente anterior]
Ela: só um momentinho... [olha pra tela sem tocar no teclado ou mouse]
Eu: sem problemas [bota os documentos no colo]
Ela: [continua igual, rola a roda do mouse umas 2 vezes e para]
Eu: [5 minutos depois] olha, só preciso saber do valor e como faz...
Ela: tá bloqueado ainda, não tá dando pra enviar pra lá agora.
Eu: mas por quê? [com cara de dê-logo-as-informações-de-uma-vez]
Ela: às vezes fica assim, eles bloqueiam recebimento nosso, aí libera uns dias depois...
Eu: mas o governo deles ou o nosso? É sempre que acontece?
Ela: sim, eles, acontece sempre mas é normal, aí volta a funcionar depois...

Agradeci e saí dali, o Miura e o Boiko já estavam me esperando. Voltei pro trabalho puto, tava bom demais pra ser verdade mesmo: 60 reais com seguro e rastreamento e eu não tinha as mínimas condições de enviar um envelope em segurança ou com garantias. A funcionária dos Correios mesmo não pareceu animada sobre o Sedex Mundi. E se os desgraçados barram remessas bem quando eu mando as minhas? Não é nada super hiper pirado, mas eu não posso arriscar com esses documentos (digamos que são do 007, só pra manter a conversa andando).

Hmm, e se eu chutar o balde e pegar alguém que manja disso mesmo? Que me importa pagar o dobro, desde que eu consiga enviar com segurança o que eu quero? FedEx cara, é isso aí! Certo? ERRADO. Caí na pegadinha do malandro do filme Náufrago. Pensei: se os caras fazem aquele marketing num filme que o Tom Hanks praticamente não fala nada, eles devem saber o que estão fazendo! Corri pro site da FedEx e procurei, procurei e tcham! Beleza, não parecia ficar muito mais caro assim. O fato da central da FedEx ficar meros 60 minutos do destinatário do meu envelope me deixou animado, pensei "rapaz, isso vai chegar rápido mesmo" e minha ingenuidade infantil aumentou naquela hora. A FedEx tem que ter algum esquema obscuro ou secreto pra pessoas físicas fazerem remessas, pelo menos quando tentei ver com eles como fazia isso eles disseram que era obrigatório dar o CNPJ de alguma empresa. Até pensei em usar o da empresa onde estou, mas poderia dar problema e não liberariam facilmente mesmo. Ok, ok, sem problemas, tento em outro lugar.

O site da UPS parecia okay, funcionava a contento. Achei que valia uma tentativa, apesar de ter tido um baita stress com um pacote que eles enviaram pro limbo quando fui pros EUA: tiveram a manha de não só deixar de entregar o pacote como entregaram depois em um endereço nada a ver, havia 2 cidades com o mesmo nome no estado e nenhum gênio da UPS percebeu isso. Vamos lá, criei registro no site mas... hmm, precisa de uma conta igual a que a FedEx exigiu. Droga. Mas ei, aqui diz que posso criar uma conta como pessoa física se eu passar meus dados do cartão de crédito pra debitarem as remessas, legal! Fiz o registro no site, criei minha conta, dei dados do meu cartão pra eles, fui pelo menu vendo como fazer um envio. Achei, um item fácil de achar explicava como fazer remessas: preenchi um form enorme com vários dados do envelope, peso, endereços de saída, chegada e um pra devolução. Paguei pra requerer assinatura na entrega e notificações extras por e-mail, conferi os dados e cliquei em avançar. Tcharam, remessa confirmada, cartão de crédito debitado! Mas pera aí, ali não falava nada sobre como eu enviaria o envelope pra eles, como diabos fariam a coleta?

Achei no site um item sobre coletas que simplesmente dizia "para coletas, favor ligar pra central de atendimento" e mais nada. Lá vai eu ligar no 0800 do meu celular: "para a sua localidade o telefone é N [não 0800 de graça, otário]" como se eu estivesse em SP e não Curitiba. Ok. Liguei pro outro número de um telefone fixo. Ocupado. Liguei de novo. Ocupado. Mais uma vez, aí atendeu e caí em uma URA. Apertei 1 pra atendimento em português. Tum, a ligação caiu. Tentei outras 2 vezes e desisti, mais tarde ficaria sabendo que era culpa do telefone... mas tudo bem. Eu tinha remessa pronta, imprimi a etiqueta do envelope com 3 códigos de barra e até um Maxicode da UPS bonitão (uma espécie de Data Matrix que eles usam), tinha o negócio pronto pra coletarem segundo próprias informações do site e da etiqueta. O código do envelope e ID da remessa tavam na mão também, e claro, meu cartão tava debitado. E NINGUÉM ME DIZIA COMO FAZER A COLETA!

Então a Dani ligou na UPS e conseguiu falar com uma atendente que disse mais ou menos o seguinte: não tem como o site ter debitado do cartão, essa opção não existe online mais, não sei como ele fez mas tá errado e vou enviar instruções por e-mail. Realmente, o cartão até agora não foi debitado, o que foi um alívio, mas não entendi porque recebi até recibo da remessa online paga em dólares. O tal e-mail da atendente tinha um PDF de 14 páginas que supostamente explicava como fazer. Quatorze páginas! Imagina dar 14 páginas pra um usuário ler antes de criar um bug report! Além disso vinha uma planilha com forms enormes pra EU preencher NOVAMENTE em CINCO vias, sendo que já tinha feito tudo online e aparentemente de forma simplificada por ser só algumas folhas de sulfite A4 e não um carregamento de eletrônicos que passará pela alfândega. Junto vieram 360kb em um .doc com um WordArt podre falando como eu deveria preencher um outro form pra ser colado no envelope. Fiquei puto, muito puto, mas muito puto mesmo. Vai tomar naquele lugar!

Cheguei em casa e graças a uma lembrança da Dani eu tive uma epifania e corri pro site da DHL, vamos ver se a concorrência ajudava! O site parecia bem acessível a respeito da coleta e eu podia até saber quando e como pegariam e quanto tempo levaria etc, bem legal. Acho que vai dar certo. Pééé, tal como a FedEx a DHL não me queria como cliente, tava praticamente me dizendo "se você é um macaco que vive nas selvas brasileiras, fique contente em importar pacotes, esqueça o envio de qualquer coisa, temos escritórios no teu país só pra não ficar atrás da pseudo-concorrência". Quer dizer que se eu não tenho CNPJ eu não valho nada? Suspeito que seja o mesmo que a TNT pensa, também. Eu nem sabia que a TNT operava no Brasil, descobri por acaso depois de ficar mais estressado com a DHL. Eles são exatamente como a FedEx, tão malas quanto, com o adicional de que eu simplesmente não consegui achar no site nenhuma área clara pra eu TENTAR criar uma conta. Se eu poderia criar uma sendo pessoa física usando cartão de crédito eu nunca saberei.

Já bastante estressado, socando a mesa com raiva, querendo pegar o primeiro entregador que aparecesse pra eu esganar... MAS AINDA VIVO, eis que a UPS se redime graças a uma atendente simplesmente maravilhosa (Marisa Moraes, you rock). Acabei ligando mais uma vez pra UPS, eu não tava me conformando. A Dani me falou pra tentar ligar lá e resolver de algum jeito, e a atendente parecia uma mãe pra mim. Sério, eu tava com vontade de abraçar ela e dizer mil obrigados. Ela ficou comigo quase 10 minutos no telefone, não porque tava dando errado e sim pra me explicar tudo direitinho. Me pegou pela mão e me falou como fazer a remessa completinha, até o momento em que receberão e assinarão o envelope num ACK monumental. Pelo papo com ela ficou subentendido que a outra atendente fez uma cagada colossal, não precisava de nada daquilo e que o site é mesmo uma bela merda.

Resumindo, não precisava de nada do que foi feito. Era só ter ligado pra (11) 5694-6600 e pedido pra enviar um envelope. Mandei um PDF pra customerservicebr@ups.com como comprovante de depósito no valor que ela me falou, 6 minutos depois me responderam, confirmei tudo no telefone e agendei a coleta. Pegaram meu envelope e pronto, MAIS NADA. Tem noção da merda que é enviar um envelope pra fora do país agora? Tudo que falei acima se resumiu nas 5 linhas desse parágrafo, é pra chorar de emoção mesmo...

© caio1982