the barefoot running book

15 de julho de 2010

Quando eu comecei a me empolgar por correr descalço, e descobri que correr pode ser mesmo divertido, eu acabei caindo em alguns sites e depois em um fórum, um twitter e eventualmente em um post de um cara falando sobre o livro novo que ele tinha publicado sozinho sobre barefoot running. Apesar de eu ser um desconhecido qualquer eu pedi uma cópia me comprometendo a fazer um review do livro e... não é que ele me enviou um exemplar? Aqui está...

thebarefootrunningbook-front

O livro do Jason Robillard, cujo título inteiro na verdade é The Barefoot Running Book: A Practical Guide to the Art and Science of Barefoot and Minimalist Shoe Running, na prática é uma espécie de livreto, booklet, de $12 se você for um sortudo com um leitor de e-books ou $15 se for importar normalmente pela Amazon, por exemplo. Não sei até que ponto é um preço justo, me parece um pouco acima do esperado pra um livro de apenas 60 páginas. Na verdade ele ser curto e objetivo (afinal é um guia prático) é uma vantagem muito boa, mas é mais o tipo de livro que você compraria no aeroporto do que em um safari pela sua megastore favorita. De qualquer forma, não por ter recebido o meu de graça mas por achar que ficou bem feito e poder ser uma forma de curiosos conhecerem barefoot running, eu recomendo o livro com certeza!

Uma coisa boa sobre o livro bastante honesto do Jason (segundo ele toda a produção e publicação ficou por conta dele, sem intermediários, algo bastante corajoso considerando que ele é um ultramaratonista só tentando "espalhar a palavra" por conta própria) é o humor e as piadas que ele tentou botar no meio do texto. Até hoje meus amigos riem de mim por correr descalço, e acho que só com piadas pra você quebrar o gelo mesmo. Porém chega uma hora que até boas piadas não são suficiente, e no caso do livro do Jason a diagramação e tipografia me obrigavam a parar de ler com bastante frequência até. Provavelmente pra economizar e simplificar a editoração os textos eram longos, parágrafos quadrados demais, margem pequena etc. Uma melhorada nisso viria a calhar. Como viria a calhar remover algumas exclamações exageradas também... eu imagino alguém cético lendo o livro e com tanta exclamações eu imaginaria um adolescente ou alguém tão empolgado em te convencer de algo que esquece de dar um depoimento mais sério que realmente convence.

Apesar de achar que algumas ilustrações comparando barefoot running com estilo tradicional calçado seriam muito bem vindas (e deixariam o "guia prático" ainda melhor), o Jason usou em um momento dois perfis de pessoas e treinos possíveis que gostei muito, ficou didático e até me identifiquei: um cara adulto por volta dos 30 que nunca correu e queria começar e uma corredora quase profissional de 20 e poucos anos. As duas figuras, meio Alice & Bob de RFCs, ficaram legais. O livro todo passa outra idéia que gostei muito: humildade na corrida. Por todo o livro se vê uma série de dicas de comportamento em relação a outros corredores - profissionais ou não e curiosos que nunca viram alguém correndo descalço - com as quais concordo. Quando comecei a correr no parque aqui perto comecei a fazer amizades com outros corredores na base do sorriso e dando olás sem graça por correr descalço e funcionou. Segundo o Jason (fã quase declarado do George Sheehan de tantas citações dele pelo livro), já que barefoot running é algo meio exótico pra maioria, vale a pena ser um tipo de embaixador gentil que mostra que correr descalço é primeiro uma diversão, depois um esporte.

Infelizmente não vi menção alguma a correr descalço em praias. É um ambiente onde já corri, é muito bom, divertido mas que esperava ver no livro; o livro menciona grama, asfalto e concreto, sobre pedregulhos, trilhas, esteiras e neve como ambientes de corrida. Outra coisa que senti falta foi uma bibliografia integrada ao texto por rodapés, e se possível mais abrangente, o livro tem uma lista curta de leituras no final somente e tenho certeza que muito mais foi pesquisado. Queria também ter visto um background evolucionário sobre corrida descalça, o Jason parece ter como público o pessoal norte-americano sedentário aparentemente, então acho que teria sido legal falar porque correr descalço deveria ser óbvio na mente das pessoas... mas não é.

Apesar de em alguns momentos o livro ficar um pouco repetitivo, ele bate quase totalmente com a minha experiência de correr descalço. Não sou profissional. Até ontem eu era gordo, muito gordo. Eu não sabia que correr podia ser tão legal, e descobri isso quase sozinho e fiquei surpreso por ter chegado nas mesmas conclusões e ter passado pelo mesmo processo que o The Barefoot Running Book recomenda. Hooray! Pra ficar perfeito o livro só precisaria explicar de forma simples e clara como é exatamente correr descalço, muitas pessoas na internet se perguntam "estou correndo direito?" em fóruns. Apesar de não ter um jeito universal de correr, é uma dúvida frequente que acho que deveria ser respondida, não só em texto mas também em infográficos... por que não? Enfim, se passar numa livraria de aeroporto ou tiver créditos na Amazon, leia o livro, é curto e vale a pena. Se você já correu alguma vez na vida ou se nem faz idéia pra que seus pés servem, leia, novas idéias nunca fazem mal.

Se quiser ir pra algo mais transcendental e ler o que atualmente chamam de a bíblia sobre corrida descalça, leia o Born To Run (traduzido como Nascido Para Correr e já publicado no Brasil). Li ambos e apesar de parecer auto-ajuda digo que minha vida mudou, e isso porque sou um amador qualquer ainda meio sedentário. Daqui um mês participo, se tudo der certo, da minha primeira corrida oficial. Correrei descalço. Conto como foi em breve, mas de uma coisa já tenho certeza: vai ser divertido :-)

© caio1982