receita número sei lá qual

07 de dezembro de 2010

Voltando de viagem outro dia eu vi uma foto de uma revista com um pão aberto com recheios por cima e tive uma idéia de receitinha pra agradar a Danielle um dia desses à noite. Hoje rolou a oportunidade, mas não achei que ia ficar tão bom! Ela geralmente reclama de algum detalhe (como minha mania de base sem sal + molho forte), mas parece que agradei, então...

É basicamente frango sobre salada sobre pão libanês (super leve) e uns esquemas no meio. Quase isso aqui :-)

Frango sobre Salada sobre Pão Libanês

A receita é meio nas coxas (rá!), sem muita quantidade ou tempo, mas acho que dá pra repetir. O tempo total pra fazer tudo é mais ou menos 1h, sem precisar esperar, vai ficar ocupado o tempo todo. Eu acho que é algo rápido de fazer...

  • 2 coxas com sobrecoxas meio grandes (R$ 2,50 as duas no mercado)
  • 2 folhas de pão libanês (vem 6 num pacote do Al-Bába, baratinho)
  • 1 cebola grande
  • 1 dente de alho
  • 1 limão pequeno
  • 1 tomate
  • parte dum maço de cheiro-verde
  • um pouco de maionese
  • temperos pra frango à gosto
  • um punhado de azeitonas
  • muito azeite de oliva
  • queijo ralado porcamente, não aqueles quase pó
  • folhas de salada variadas

Aí você dá uma Jamie-Oliverzada básica, enquanto deixa o forno aquecendo você tempera o frango com o que gosta. Eu misturei bastante azeite com uns temperos tipo cominho, pimenta do reino branca, sal e joguei por cima, tampei eles numa vasilha e sacudi até melar tudo. Corte a cebola em 4 fatias grossas e unte uma assadeira média com mais azeite e lambuza a cebola pra elas não grudarem, bote elas formando um quadrado, cada fatia num canto. Ajeite a coxa e sobrecoxa sobre 2 fatias. Ajeite o outro kit nas outras 2 fatias restantes, pra tudo ficar meio yin-yang e economizar espaço na assadeira e meta no fogo médio por 1h.

Enquanto isso vai limpando maços pequenos de folhas pra salada. Eu como qualquer uma, sem exceção, mas a Danielle só come alface, então pra não ficar sem graça (já que alface crespo murcha com calor), peguei alface roxo que é mais rebeldezinho e um pouco de almeirão que não é tão forte. Botei um punhado, bem pouco, de cebolinha também.

Corte o tomate em cubinhos, evitando acumular a água dele, e corte um belo punhado de azeitonas em 3 fatias por azeitona. Se for preta é melhor, eu só tinha verde, mas pelo menos eram recheadas! Misture azeite à gosto, o suco do limão pequeno (mais limão que azeite na verdade) e dê uma bela misturada com as mãos, escorra o excesso de água que acumular, pra não ficar meleca ao invés de salada.

Limpe o dente de alho e molhe ele no azeite, como um pincel, e esfregue bastante ele sobre o lado mais bem assado dos pães libaneses, cheire eles depois, se não tiver cheirinho de alho é porque esfregou pouco. Quando der 1h do frango assando bote os pães no forno pra ficarem quentes e jogue o dente de alho na travessa dos frangos. Quando ficarem soltando fumacinha, tire-os e bote o frango no fogo máximo pra acertar o ponto com salsinha por cima, pra queimar ela mesmo.

Aí é só preparar o prato: bote a salada mais "grossa" sobre os pães e depois os pedaços de tomate e azeitonas por cima, jogue o queijo porcamente ralado por cima e aí bote o frango por cima, meio na lateral do pão. Pra não desperdiçar, pegue as fatias de cebola da travessa e coma junto, elas vão estar boas mesmo! Pra finalizar, jogue todo o caldo da travessa, junto com o alho agora assado, numa xícara com uma bela colherzona de maionese, misture bem e bote por cima dos frangos. Aproveitamento total, meio gordo pela maionese mas muito bom.

Outra foto em detalhe da janta de hoje à noite, orgulho do papai! Frango bem temperado, salada levinha e no final um pão quentinho, úmido e com tempero da comida que escorreu:

Frango sobre Salada sobre Pão Libanês - Detalhe

Escrevi muito agora, mas na hora estava de boca cheia :-)

© caio1982