planejamento urbano de curitiba

02 de agosto de 2011

Outro dia conversando com a Turma do Barulho, aka meus amigos da região, falávamos sobre o número de construções por aqui. Vou tentar ser genérico pra quem não é de Curitiba entender, mas eu moro praticamente em frente ao Jardim Botânico. Existem, sei lá, pelo menos 10 prédios sendo construídos em até uns 3 quarteirões pra qualquer direção que eu for, além de um hospital. Bastante né?

  • 5 prédios são de um condomínio, dá pra vê-los doutro lado da cidade
  • 1 prédio é do lado do meu
  • 2 prédios são de frente pro outro no quarteirão acima
  • 1 prédio no quarteirão de trás
  • 1 condomínio em frente a entrada do parque
  • 1 hospital tá sendo expandido perto daqui (enorme, hospital da PUC)

bolha

Provavelmente tem mais construções perto, eu só não lembro de cabeça. Se você achou que a bolha imobiliária era o problema, tenta de novo. São os carros.

Os cruzamentos aqui em frente são como um jogo da velha, e no meio existe uma rotatória. Pela manhã e pelo fim do dia para tudo, de ter semáforo verde mas ninguém andar, de tantos carros se cruzando. O sentido horizontal do jogo da velha liga o centro aos bairros mais distantes e outra cidade pequena da região por uma suposta avenida que tem só 2 faixas. O sentido vertical liga os bairros e o centro pro outro lado da cidade, onde ficam centros de exposições, a PUC, um campus da UFPR e uma das maiores avenidas da cidade que vai até o fim dela e pro aeroporto em outra cidade. Etc etc etc. Pra piorar, uma das linhas do jogo da velha é entrada da BR pra cidade, e existe uma linha de trem de carga e de passageiros que passa o dia inteiro cruzando esse jogo da velha ao meio. Aqui passam pelo menos 4 linhas de ônibus, em todas as direções do jogo da velha.

Agora vai imaginando o pessoal que vai morar nesses prédios, além da gente que já mora aqui, claro, somos filhos de Darwin também :-)

  • Os 2 prédios de frente pro outro vão desaguar todos seus carros na mesma rua que é alimentada pela entrada da BR. Ela é de mão única, como a maioria das ruas/avenidas da cidade.

  • O prédio ao lado do meu vai desaguar todo mundo na contra-mão da rua, vai todo mundo ter que dar a volta no quarteirão e vão cair ou na rua acima ou numa avenida do jogo da velha.

  • A expansão do hospital tem 2 entradas e elas dão pra essa avenida que falei.

  • O prédio do quarteirão de trás vai obrigatoriamente desaguar nessa mesma avenida, porque a rua que alimenta a BR é longe demais pra eles.

  • O condomínio em frente do Jardim Botânico vai desaguar todo mundo bem no meio da rotatória onde todo mundo se cruza.

  • Os 5 prédios do puta condomínio chique (que eu prefiro pensar ser um poleiro gigante) vão desaguar todos os seus carros na mesma rua que é entrada da BR e dos 2 prédios acima e que leva a tal rotatória ou vão desaguar todo mundo na mesma avenida do hospital. Existe uma terceira alternativa, que é desaguar todo mundo pra dentro do bairro numa avenida secundária, que vai deixar o bairro um inferno e eventualmente leva todo mundo a essas mesmas ruas e avenida.

Faça as contas: considere o número de prédios, a região (boa), todos os apartamentos com garagem, todo mundo indo e vindo trabalhar. Se eu der uma volta pelo bairro aposto que vejo mais construções, mas a dor mesmo é ver quantos terrenos livres ainda tem.

Todo mundo com crédito pode comprar um lugar, perfeito, numa região boa, perfeito, ter seu carro próprio, perfeito. A quantidade de carros com uma única pessoa dentro me incomoda mesmo, mas eu não paro de pensar também na falta de infra-estrutura da cidade pra essa bolha...

Planejamento urbano é o que mesmo? São Paulo é aqui \,,/

UPDATE: o Boto fez um mapinha com a zona (tudum-pá), pra dar uma idéia:

Mapa da zona de Curitiba, Jardim Botânico

© caio1982