veja os bons exemplos, curitiba

23 de novembro de 2011

Há pouco tempo rolou um stress em Curitiba entre quem anda de bicicletas na cidade. Foi inaugurada pela prefeitura uma ciclofaixa, como eles chamam, que só funciona por um domingo a cada mês e durante horários restritos. A coisa toda é de uma babaquice marqueteira impressionante. Podiam muito bem ter feito algo melhor, não é nem o caso de agradecer o pouco que fizeram. Curitiba tem ciclovias entre parques somente, e essa (ao que me consta) seria a primeira fora deles, no meio do trânsito de carros e ônibus mesmo, por isso o nome ciclofaixa eu acredito.

Aí tirei férias e vim pra Praia Grande na casa dos meus pais e vi as reformas que tão fazendo na principal avenida da cidade (Kennedy). Tão destruindo toda a avenida anterior, duplicando faixas, trocando postes etc. Um dos motivos de tudo isso? Botar ciclovia no meio da avenida, exclusiva para bicicletas e nada mais. De novo: uma ciclovia. No meio. Da avenida. As obras já tavam rolando em outras partes da cidade e só agora chegaram na Vila Caiçara, por isso o espanto.

Que tal Curitiba aprender com bons exemplos como esse? Pensar um pouco mais em quem também vota nas eleições quando não está andando de bicicleta? Ciclovias, ou ciclofaixas, não devem ser somente para lazer, para ir de um parque a outro. Veja só o que dá pra fazer em uma cidade bem mais pobre que Curitiba...

Quer ciclovia pra passear em paz e segurança? Quase 25km pra isso. Entre coqueiros, nada mais típico pra uma cidade praiana. O formato da cidade facilita a localização (parece uma régua, com escalas separando os bairros), mas não a locomoção (atravessar vários bairros requer bastante perna). Mas ei, vá de bike! E se precisar atravessar a cidade pelo meio, só cruzar a via expressa por baixo dela usando as trincheiras. Tipo andar de bicicleta pela Linha Verde e cruzar ela quando quisesse.

Ciclovia na beira da praia - Praia Grande

Vale dizer que essa ciclovia à beira-mar tem pelo menos 10 anos já. Mas essa próxima não. Mal tem 1 ano e ainda está sendo construída (hoje ela está sendo feita em frente à casa dos meus pais). Nenhuma cidade precisa fazer ciclovia exclusiva se não quiser, uma ciclofaixa basta, mas isso aqui é supimpa. Sinalização com placas excelente pelo que pude ver e até semáforos com símbolos de bicicletas. Bem legal. Todas as faixas de pedestres das ruas são vermelhas onde cruzam a ciclovia. Já vi horário de rush e o negócio é ultra movimentado.

Ciclovia na Kennedy - Praia Grande

A cidade tem trechos de ligação de ciclovias também, não são só avenidas longas que tem elas. Aliás, não é exclusividade nenhuma de avenidas grandes, as ciclovias passam pela periferia e interior da cidade e por bairros nobres. Se liga no naipe da ciclovia do Canto do Forte (bairro de militares e aposentados). Os malandros botaram uma pérgula pra passar com as bicicletas por dentro. Uma pérgula, mano! Devem ter gastado uma grana, mas gente com dinheiro anda de bicicleta também. Será que rola ciclovia no Batel ou no Champagnat? Será que rola ciclovia pra ir até a porta do Shopping Barigui?

Ciclovia no Canto do Forte - Praia Grande

Se liga nas ciclovias de Praia Grande até o fim de 2010. Hoje a parte em construção (vermelha) já tem 2/3 completas pelo que vi. Falta só as ciclovias em torno da via expressa entre a prefeitura e o litoral sul. Só a cidade tem cerca de 70km e até o ano que vem espera bater 100km. Malandragem, isso é mais que a extensão do litoral do Paraná inteiro.

View Ciclovias in a larger map

Aí você acha que é só uma cidadezinha com um prefeito moderninho né? Que ninguém deve usar ou que é moda, né? E se eu falar que as cidades em volta gostaram da idéia, a população aprovou e hoje você consegue atravessar a baixada santista inteira numa única gigantesca ciclovia, de uns 65km quase ininterruptos e o tempo todo com vista pro mar? Passando por 5 cidades, uma ponte, uma ilha toda e uma balsa até o litoral norte?

Mongaguá tem ciclofaixas pintadas na lateral das ruas, Praia Grande tem ciclovias exclusivas, São Vicente e Santos tem um ou outro tipo dependendo da região, Guarujá só tem ciclofaixas.

View Ciclovias contínuas na Baixada Santista in a larger map

Aparentemente o filme do Kevin Costner tinha razão! Se construir, eles virão, Curitiba :-)

© caio1982