parque de software de ônibus

25 de setembro de 2012

Agora que desci alguns degraus na minha escala social e de locomoção, passando de pegar 2 ônibus pra trabalhar para 7, achei uma boa idéia documentar como faz pra ir de ônibus até o Parque de Software de Curitiba, localizado no fim do mundo, quase fora do mapa da cidade.

Usar transporte público pra vir pro Parque de Software é um saco, mas dá. Levo cerca de 1h tanto pra ir quanto pra voltar. Achei que seria bem pior inclusive. As rotas abaixo foram testadas por mim e tem o tempo médio em horários de pico (leia-se manhã bem cedo e fim do dia).

Ponto inicial: só existe um ônibus que passa por dentro do Parque de Software, é o alimentador laranja Itatiaia. O ponto é um só, em frente ao refeitório e condomínio do parque. Se você precisa ir ou vir de lá, vai ter que pegar o Itatiaia, obrigatoriamente. A boa notícia é que ele é bem rápido e frequente, dificilmente vai gastar mais que 15 minutos entre esperar ele, pegá-lo e descer no seu ponto ou terminal.

Ponto dois, o terminal: como precisa pegar o Itatiaia, você vai descer ou subir sempre no Terminal Fazendinha. O terminal é simples, mas funciona que é uma beleza. Dali você vai pra virtualmente todos os pontos que prestam na cidade, seja diretamente ou por baldeação.

Lá do Terminal Fazendinha você pode pegar os seguintes ônibus, por trajeto:

Ao centro, o novo: o modo mais fácil e rápido de ir pro centro de Curitiba de lá é pegando o convencional amarelo Fazendinha-Rui Barbosa, que para naturalmente na praça Rui Barbosa, o equivalente à Praça da Sé daqui, com conexão e proximidade com tudo que é canto. O trajeto leva em média uns 25 minutos e dá até pra escolher o assento de tão vazio que anda.

Ao centro, o velho: se você precisar ir um pouco mais além, até o centro velho, pegue o ligeirinho prateado Fazendinha-Tamandaré. Ele para no centro no tubo Guadalupe, que é do lado do antigo terminal. Dali pra reitoria da UFPR ou Círculo Militar do lado do Passeio Público é 5 minutos andando. O trajeto dele leva uns 40 minutos, testados em dia chuvoso e às seis da tarde.

Aos bairros: o jeito mais fácil de atravessar os bairros mais centrais de Curitiba vindo do Parque de Software é ir pro Terminal Portão, que se você não conhece ou não sabe usar então significa que é um alienígena em Curitiba. Pegue o alimentador laranja Fazendinha-Portão, ele leva uns 30 minutos até lá. De lá pode pegar o bendito alimentador laranja Cabral-Portão, que vai até o Terminal Cabral do outro lado da cidade.

E além: claro que você precisará fazer outros trajetos também, e pra isso os bi-articulados Centenário-Campo Comprido e Santa Cândida-Capão Raso servem e sobram. O primeiro é pra quem mora perto do centro, leva uns 60 minutos do Jardim Botânico até o terminal Campo Comprido. O segundo é pra quem vai até o Terminal Portão que já mencionei, leva cerca de 25 minutos saindo da Praça Eufrásio Correia no centro.

Alternativa: mas você não precisa passar pelo centro, desde que respeite a regra universal de ir até o Terminal Fazendinha e pegar o tal ônibus que passa no Parque de Software. Pode pegar o verde Interbairros IV ou Interbairros V, que passam ambos pelo Terminal Fazendinha. Tem também o alimentador laranja Fazendinha-Campo Comprido.

Resumindo: esses são os trajetos possíveis de se fazer que eu uso...

  • Praça Eufrásio Correia ↔ Terminal Portão ↔ Fazendinha-Portão ↔ Itatiaia
  • Praça Rui Barbosa ↔ Fazendinha-Rui Barbosa ↔ Itatiaia
  • Fazendinha-Tamandaré ↔ Itatiaia
  • Cabral-Portão ↔ Fazendinha-Portão ↔ Itatiaia
  • Interbairros IV ↔ Terminal Fazendinha ↔ Itatiaia

Agora, se tudo isso pareceu demais e demorado, você vai gostar de saber que o trajeto da minha casa até o Parque de Software tem 15km e eu faria correndo o tempo que os ônibus levam. Ria, pra não chorar.

Tenho certeza que, embora eu seja ateu, algum tipo de céu existe pra quem pega 7 ônibus diariamente. Quando comprar meu carro será com gosto. Meu medo é que até lá Curitiba já tenha se transformado de vez em São Paulo... e eu vou sentir saudade da época que conseguia pegar tantos ônibus sem passar muita raiva.

© caio1982